Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Domant apresenta equipa no domingo

Augusto Panzo em Benguela - 01 de Fevereiro, 2018

Formao do Bengo adiou o jogo amistoso que estava previsto com um adversrio a indicar para preparar a partida de apresentao do plantel sua massa associativa

Fotografia: Jos Soares| Edies Novembro

O jogo de apresentação do plantel do Domant FC de Bula Atumba à massa associativa, previsto para hoje dia 1 de Fevereiro de 2018, foi transferido para domingo dia 4 de Fevereiro, no Estádio Municipal do Dande, Caxito, soube ontem o Jornal dos Desportos, do treinador da equipa, Francisco André \"Kito\".
\"O nosso jogo de apresentação do plantel aos nossos adeptos sofreu um adiamento. Ao invés de ser disputado quinta-feira, tal como estava antes previsto, ficou para as 15h30 de domingo dia 4 de Fevereiro, no Estádio Municipal do Dande, em Caxito\", disse o treinador. Francisco André justificou a alteração pelo facto dos jogadores terem efectuado uma apertada maratona de jogos na parte final do estágio que a equipa efectuou na cidade de Benguela, a fim de  facilitar a recuperação física dos atletas.
\"Como na derradeira etapa do nosso estágio pré-competitivo submetemos os jogadores a uma apertada maratona de jogos de controlo, que culminou com o desafio de sábado dia 27 do corrente diante do Petro de Luanda, já cá em Luanda, achámos por bem dar um ligeiro repouso aos atletas\", fundamentou.
Francisco André \"Kito\", ainda assim, acrescenta que só a programação dos jogos é que ficou alterada, pois, ao invés de fazerem dois jogos ao longo desta semana conforme estava previsto, vão fazer só um e o conjunto continua a treinar normalmente.
\"Deixa-me esclarecer que só o programa de jogos é que foi alterado, o resto continua na mesma, porque o grupo está a fazer os treinos normalmente. Sabem que para além do desafio de apresentação do plantel aos adeptos em Caxito, também tínhamos previsões de ir a Bula Atumba fazer o mesmo\", revelou o técnico.
Com a alteração fica automaticamente anulado o outro desafio que esteve em agenda, referente à apresentação do grupo às autoridades estatais e tradicionais, assim como à população da vila de Bula Atumba, localidade de onde é originário o Domant FC, que estava previsto para domingo. \"Com esta alteração, não temos como ir a Bula Atumba. A intenção fica totalmente gorada, porque há necessidade de precavermos a condição física dos jogadores. Sabem que o arranque do campeonato está à porta. Então, já não podemos sacrificar muito os jogadores\", justificou.
Tal como em 2015, a equipa do Domant FC de Bula Atumba regressou ao Girabola no ano passado, quando se sagrou campeão da série A, do Zonal de Apuramento à maior prova de futebol do país.



PRESTAÇÃO
Adeptos satisfeitos
com resultados

Os adeptos da equipa do Domant FC de Bula Atumba manifestaram a sua satisfação pelo empenho do clube durante o período de estágio pré-competitivo que decorreu na cidade de Benguela, de 13 a 25 de Janeiro, em função dos resultados que obteve.
Isso faz com que tenham boas perspectivas quanto ao desempenho no Girabola que se avizinha, porque o conjunto acalenta esperanças no campeonato.
Fernando António disse ao Jornal dos Desportos, que pelo que viu jogar no sábado com o Petro de Luanda, a equipa do Domant pode mostrar muita coisa.\"Não posso falar muito sobre o que foi o comportamento do Domant FC durante o período de estágio que efectuou em Benguela, porque estava distante, sei que fez bons resultados.
Ouvi dizer que disputou seis jogos, dos quais venceu três, empatou dois e perdeu um. Pelo que pude ver no sábado no jogo com o Petro, muita coisa pode acontecer, sobretudo, nos jogos a serem disputados em Caxito\", perspectivou. Augusto João Fonseca almeja uma participação gloriosa do Domant no Girabola da presente época, em função da prestação que teve em Benguela.
\"O Domant tem bom plantel, apesar de estarmos no período de preparação. Ouvi comentários positivos sobre o conjunto, enquanto esteve de estágio em Benguela e também tive a oportunidade de ver o grupo jogar no sábado. Gostei da postura e espero que se mantenha durante o Girabola\", disse o adepto.
 As vozes femininas também se fizeram ouvir, quanto às esperanças sobre o comportamento da equipa do Domant durante o estágio, tal como a senhora  Domingas da Silva, que exerce a actividade de comércio ambulante em Caxito \"Gostei muito do que me contaram os que foram assistir o jogo com o Petro de Luanda. Disseram que a equipa do Domant está a jogar muito bem. Isso alegra-me, porque depois que subiu não queremos ver a equipa descer de divisão, logo a seguir.
Tem de trabalhar para permanecer no campeonato, porque sempre que há jogos em Caxito, o movimento de negócios aumenta\", confessou.
A ideia de Domingas da Silva é corroborada pela sua companheira de \"métier\" Mariquinha Joaquim Manuel, que relembrou  que conseguia vender no ano de 2016, aquando da primeira participação do Domant FC no Girabola.
\"Quero que a equipa se apresente bem neste campeonato, porque para além de trazer alegrias ao povo quando joga, também dá lucro às zungueiras e vendedoras de barracas, sobretudo, no que toca à venda de alimentos e bebidas\", ressaltou.