Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Domant enaltece proposta da FAF

Augusto Panzo - 03 de Fevereiro, 2018

Recordou que uma boa participação dos embaixadores angolanos nas competições africanas do continente, “como já tivemos em algumas edições no passado, o país

Fotografia: José Soares

O Domant FC, na pessoa do seu secretário-geral, Sivi Manuel, manifestou a satisfação da direcção pela aprovação do programa de calendarização que foi apresentada pela FAF e aceite pelos clubes.
Em entrevista concedida ao Jornal dos Desportos, o nosso interlocutor enalteceu o consenso  e realça o facto da prova manter o mesmo figurino. “Estou satisfeito com a aprovação da proposta, uma vez que passou pela votação dos clubes”, salientou.
“Isto, é bom para o futebol, porque engrandece o significado do próprio Girabola. Permite que o campeonato mantenha os moldes de disputa desde a sua criação”, esclareceu o dirigente da formação de Bula Atumba.
Quanto aos gastos adicionais das equipas, devidos os jogos que a disputar às quartas-feiras, Sivi Manuel defende que o assunto é antigo. Recordou que sempre houve clubes que reclamavam acerca das dificuldades financeiras.
“O facto de disputar-se alguns jogos do Girabola Zap de 2018 às quartas-feiras, não tem nada de especial. Apesar dos alegados gastos financeiros suplementares, é bom recordar que nas edições anteriores houve sempre clubes a alegarem falta de capacidade financeira para suportar as despesas da época na totalidade”, lembrou.
Admite existirem clubes em melhores condições financeiras que outros, mas alerta que esta situação deve ser vista como determinante. “Por isso, acho que não pode ser um factor impeditivo”, alegou.
A anulação, a título excepcional, esta época da Taça de Angola foi vista como normal. Sublinhou que a alternativa encontrada foi a mais justa. “Para mim, acho que a eliminação da Taça de Angola não constitui nenhum transtorno às equipas”, destacou.
Disse mais adiante, que “isso ajuda na economia de meios financeiros. Aliás, ficou definido que o segundo classificado do Girabola Zap de 2018 é automaticamente o representante do país na Taça da Confederação”, lembrou.
O secretário -geral do Domant almeja uma participação airosa do 1º de Agosto no apuramento  para a fase de grupos da Liga dos Campeões de África. Defendeu que com uma boa campanha na prova, o país pode ganhar mais representatividade nas Afrotaças em 2018.
“Espero que o 1º de Agosto tenha uma participação condigna nas Afrotaças do presente ano, para que possamos contar com uma representatividade mais ampliada na próxima edição”, sublinhou.
Recordou que uma boa participação dos embaixadores angolanos nas competições africanas do continente, “como já tivemos em algumas edições no passado, o país pode voltar a ter quatro equipas nas Afrotaças”, perspectivou.

JOGO DE APRESENTAÇÃO
Formação do Bengo
defronta amanhã
Evale do Cunene

O Domant FC apresenta amanhã às 15h30 o plantel para época 2018 à população do Bengo, no Estádio Municipal do Dande, em Caxito, no jogo amistoso com o Evale FC do Cunene, desafio em que o técnico Francisco André “Kito” pretende tirar as ilações, devido  ao arranque do Girabola que se aproxima.
O treinador revelou que a escolha recaiu neste adversário, como podia ser numa outra equipa. Afirmou que o objectivo fundamental não é o resultado, mas observar o comportamento e atitude dos atletas.
“Não estamos a pensar no resultado do jogo. O importante é a possibilidade durante o desafio de tirar mais algumas ilações sobre como a equipa está a comportar-se nesta fase derradeira de preparação e que antecede ao arranque do Girabola”, disse o técnico.
Importa recordar que o desafio de amanhã vai ser o oitavo jogo de controlo para o conjunto do Bengo, desde que iniciou o seu programa de estágio pré-competitivo.              
AP