Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Domant FC abre oficinas amanh

Augusto Panzo - 03 de Dezembro, 2017

Atltico Brilhantes da Kissama, Dnamos do Bengo, Desportivo da Aunor, Inter do Bengo, Kafanda FC e outros, s para citar estes, que por vrias razes acabaram por desaparecer.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Domant FC do Bula Atumba tem em perspectiva abrir a partir das 9H00 de amanhã, no Estádio Municipal do Dande, em Caxito, as oficinas, visando o arranque e preparação da época futebolística de 2018, dependendo da realização ou não da reunião entre  direcção do clube e o técnico, antes prevista para a semana finda, de acordo com o secretário-geral do clube, Sivi Manuel, em declarações prestadas ontem ao Jornal dos Desportos.
\"Há sim previsões de se abrir as oficinas na próxima segunda-feira (amanhã), dia 4 de Dezembro, mas tudo carece da realização de uma reunião entre a direcção e o treinador da equipa. Esse encontro estava previsto para hoje (ontem), mas a sua efectivação está a ser difícil, porque o presidente encontra-se muito atarefado nestes últimos dias\", disse o secretário-geral do clube, Sivi Manuel.
Em função desse empecilho Sivi Manuel prefere não dar garantias exactas sobre o arranque dos trabalhos, muito menos sobre jogadores dispensados do plantel de 2017, nem de possíveis reforços para a época vindoura.
\"Como vê, torna-se difícil assumir taxativamente que o Domant FC vai arrancar com os trabalhos no dia acima referido, porque sem esse encontro nada se pode definir. É dessa reunião que depende ou não a luz verde para o arranque das actividades\", afirmou aquele dirigente desportivo.
Para uma melhor elucidação sobre os pontos mais importantes que carecem a anuência do presidente do clube, Sivi Manuel apontou as questões das dispensas de atletas e aquisições de reforços.
\"O treinador não pode dispensar, nem fazer aquisição de jogadores por sua iniciativa por exemplo. Tudo isso precisa ter a anuência do presidente do clube. Ele tem que se pronunciar sobre a lista de jogadores a serem dispensados, assim como sobre os que vão reforçar o nosso plantel para o Girabola Zap de 2018. Por isso o melhor é mesmo aguardar que se realize esse encontro, pois, só depois dele se poderá definir tudo\", assegurou.
O Domant FC do Bula Atumba é o mais representativo clube da região do Bengo, tendo sido o primeiro a colocar o nome da província na lista de regiões com equipas no Girabola em 2015, trinta e cinco anos depois da criação dessa província pelo então Conselho da Revolução da extinta República Popular de Angola, ao abrigo de decreto 26/80, de Abril daquele ano.
Essa região surgiu como província por força da desanexação dos municípios de Ambriz, Dande e Nambuangongo da província de Luanda, aos quais se juntaram também os dos Dembos, Pango Aluquém e Bula Atumba, saídos do mosáico geográfico da região do Cuanza Norte.
Em termos futebolísticos para além do Domant FC do Bula Atumba, essa província  já contou com vários clubes como o Desportivo do Bengo, Atlético Brilhantes da Kissama, Dínamos do Bengo, Desportivo da Açunor, Inter do Bengo, Kafanda FC e outros, só para citar estes, que por várias razões acabaram por desaparecer.          
AP