Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Domant procura enquadramento

Augusto Fernandes, em Benguela - 22 de Janeiro, 2018

Representante do Bengo procura a forma ideal para competir na fina-flor do futebol nacional

Fotografia: Francisco Bernardo | EDIÇÕES NOVEMBRO

O técnico Francisco André \"Kito\", do Domant FC do Bula Atumba, mostrou-se optimista com a evolução do plantel, mas ainda nota que a existência de certo espera bons enquadramento em alguns sectores, com realce para o defensivo, onde tem vindo a sofrer golos por erros de palmatória.
\"Temos alguns jogadores que têm vindo a entrar paulatinamente nos jogos e precisam de algum tempo para se adaptarem. Isso é que faz com que ainda tenhamos algum desenquadramento no plantel, facto que tem permitido sofrermos alguns resultados um tanto ou quanto imprevistos!, disse.
\"Muitas das vezes levamos vantagem sobre o adversário, mas acabamos por consentir um empate por causa disso. Mas isso vai melhorar\", avançou.
Para o técnico do Domant FC tudo passa por um pouco mais de paciência para com estes atletas, visto serem miúdos em termos de idade e novos no seio dos companheiros de trabalho.
\"Acho que precisamos ter um pouco mais de paciência para com eles, visto que são jovens em termos de idade, novos no plantel e têm tido pouco tempo para demonstrar o que realmente sabem fazer.
Mas acredito que até à altura do arranque do campeonato eles todos estarão aptos e enquadrados naquilo que é o nosso jogo tanto do ponto de vista ofensivo como defensivo\", explicou. Apesar de ter apontado o sector defensivo como sendo um pouco vulnerável, o treinador realça a necessidade de velar também para outras áreas da equipa, porque o momento é de corrigir todos os sectores da equipa.
\"Embora seja uma realidade a existência de algumas inconsistências no sector defensivo, tal como já disse, o que tem nos levado a empatar alguns jogos, o nosso trabalho é extensivo à melhoria de todas as zonas da equipa.
Precisamos de ter um ataque eficiente, um sector intermediário activo e uma baliza também segura. Então, não estamos apenas a olhar para o sector defensivo, mas, em todos eles como um conjunto\", defendeu.  Essa correcção não termina aqui durante o estágio, porque mesmo com o campeonato a decorrer, as correcções são sempre feitas de jogo em jogo.
\"É claro que estamos bem próximos do arranque do Girabola e alguém pode perguntar se até hoje ainda estão a fazer correcções no plantel.
Lógico, porque o nosso trabalho é caracterizado por uma espécie de preocupações contínuas, pois, mesmo com o campeonato a decorrer, nós, treinadores, estamos sempre a corrigir as falhas que os atletas vão cometendo em campo.
Mas em princípio é durante o estágio que o conjunto deve acertar as agulhas\", apontou.

PREPARAÇÃO
Jogo com caalenses é hoje


O Domant FC do Bula Atumba defronta o Recreativo da Caála hoje, a partir das 15H30, no Estádio Municipal de Benghuela , naquele que será o seu quarto jogo inserido no programa de amistosos.   O  treinador Francisco André \"Kito\" vai mais uma vez aproveitar a ocasião, para apreciar os níveis competitivos adquiridos por cada um dos seus jogadores ao longo da primeira semana de estágio que a equipa já leva nas terras das acácias rubras, tal como o mesmo fez referência.
\"Vamos fazer o nosso quarto jogo amigável à tarde com o Recreativo da Caála . Nesta fase de preparação não importam os resultados, mas sim a possibilidade de podermos analisar as capacidades individuais e colectivas do grupo. Quero aproveitar a oportunidade para, mais uma vez,  tirar melhores ilações do plantel\", disse o treinador da formação do Bengo.
Quanto às performances demonstradas nos primeiros três jogos amistosos pelos seus pupilos, Francisco André \"Kito\" disse notar muito entrosamento e evolução nos sistemas defensivos e ofensivos.
\"Acho que estamos a evoluir positivamente. Nota-se que paulatinamente estamos a conseguir alcançar os nossos objectivos para com os jogadores, que passam justamente na boa captação por parte deles, dos sistemas ofensivos e defensivos.
\"Demos oportunidade a alguns jogadores que têm sido pouco utilizados nos jogos passados e estes tiveram uma reacção razoável\", defendeu.                                                    


AMBIÇÃO
Atacante promete marcar muitos golos


O avançado da equipa do Domant FC do Bula Atumba, Angelino Camilo Eduardo , autor dos dois golos que deram a vitória ao conjunto do Bengo no jogo decisivo do Zonal de Apuramento, diante do ASK – Dragão do Uíge, prometeu marcar muitos golos na presente edição do Girabola que se apresta a iniciar.Angelino Camilo Eduardo diz que para a consecução desse desiderato deverá apenas contar com a boa combinação com os seus colegas, a quem ele deposita plena confiança, porque no seu ponto de vista, sem estes não poderá concretizar o seu sonho.
\"Quero e prometo que vou marcar muitos golos neste Girabola que vamos começar. Sou atacante e devo provar isso em campo. Deposito extrema confiança nos meus companheiros para levar avante essa minha promessa\", afirmou.Sobre a concorrência com os outros colegas de posição, o jogador disse que isso é salutar, na medida em que os obriga a trabalhar de forma redobrada.
\"Tenho muito respeito pelos meus colegas de posição. Estamos a trabalhar bem, mas acho que vamos precisar redobrar ainda mais os nossos esforços, no sentido de granjearmos a confiança do nosso treinador e convencê-lo a cativarmos os lugares no plantel\", disse.
O jogador destacou o ambiente no seio do grupo nesse período de estágio pré-competitivo, que considerou muito tranquilo, o que no seu ponto de vista vai ajudar muito ao longo do campeonato.
\"Temos um bom ambiente no seio do grupo durante este período de estágio. Não temos quezílias pessoais, estamos a viver como um só. Sinceramente estou feliz com este tipo de ambiente. É bastante motivador e estável\", destacou o atacante do Domant FC.