Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Embaixadores de angola

01 de Fevereiro, 2018

Na semana em que os Palancas Negras, versão Girabola, desperdiçaram a oportunidade de jogar as meias-finais do CHAN que decorre em Marrocos, por terem sido eliminados pelos nigerianos, por 1-2, depois do prolongamento quando permitiram o golo de empate (1-1) aos 90+1 minutos.
Os  nossos Embaixadores do Futebol Angolano, em mais uma rodada nos diferentes campeonatos somaram novas exibições, mas ficaram marcadas pela lesão do guarda-redes Carlos Fernandes e Zé Pedro, assim como a transferências de Joaquim Adão, que deixou por empréstimo, os suíços do FC Sion para se juntar aos escocês do Heart of Midlothian Football Club, e Carlos Alberto Emílio, que na Bélgica trocou o RUS Givry pelo RFCU Kelmis.

 

TREINADOR
BENFICA B
Hélder Cristóvão 

Conduziu a equipa do B do Benfica, a um empate a 3 golos, em Lamex Stadium, diante da equipa Sub21 dos ingleses do Tottenham Hotspur, a contar para o Grupo F da U23 Premier League International Cup, num grupo liderado pela equipa B do Villarreal, com 9 pontos, seguido do Tottenham e Benfica, ambos com 4, ao passo que o último lugar é ocupado pelo West Ham United Football Club. Depois de ter vencido na jornada anterior o UD Oliveirense, por 3-2, ao serviço dos “bebês” do Sport Lisboa e Benfica, o antigo central das Águias, natural de Luanda, não conseguiu evitar a derrota por 0-2, na Choupana – Funchal, diante do Nacional da Madeira, a contar para 21ª jornada, da Ledman LigaPro.



Guarda-redes
Farense
Hugo Marques

A jogar em casa, para a 18ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal, no empate do Farense a um golo, diante do Pinhalnovense, o guarda-redes angolano que continua a ser o menos batido da competição, sofreu o sexto golo no minuto 25, através da marcação de uma grande penalidade apontada, mas acabou por ser decisivo na conquista do empate, que aconteceu no tempo de compensação. Apesar do empate, o Farense continua líder com 47 pontos, mais 7 pontos que o Casa Pia na segunda posição.

DEFESA
Royal Antwerp
Aurélio Buta 

Com uma regularidade inquestionável, o lateral direito benfiquista, cedido por empréstimo aos belgas do Royal Antwerp, foi de longe o melhor angolano a actuar na Jupiler Pro League, entre Dezembro e o mês de Janeiro. Apesar de não  utilizado na última jornada por precaução, em função do limite por acumulação de cartões, no empate a um golo frente ao Charleroi, contou com Núrio Fortuna nos últimos 25 minutos, Buta foi decisivo no empate também a um golo, na quarta-feira, diante do Gent.

 

Defesa
Marinhense
Zé Pedro

Substituído aos 64 minutos, por lesão contraída no traumatismo na zona da anca, e com um derrame com hematoma na zona abdominal, o lateral esquerdo do Atlético Clube Marinhense, tem uma performance dentro do esperado, contribuiu na conquista do empate a um golo, diante do Sertanense, a contar para a 18ª jornada, da Série C, do Campeonato de Portugal.


AVANÇADO
AJAX
Azor Matusiwa

Aos 19 anos, o angolano do Ajax, nascido na Holanda, apesar de não marcar foi uma autêntica dor de cabeça para o sector defensivo do RKC Waalwijk, na vitória dos “bebês” do Ajax, em Mandemakers por 4-2, esteve directamente ligado aos 3 dos 4 golos, a contar para a 22ª jornada da Jupiler League Eerste Divisie.


DEFESA
GIRONA
Jonás Ramalho

Diante de jogo um difícil, em La Rosaleda, o central Basco -angolano apesar do amarelo aos 34 minutos, foi imperial no empate nulo do Girona frente ao Málaga, a contar para a 20ª jornada da La Liga. Com este jogo, Ramalho já é dos Embaixadores angolanos mais regulares na Diáspora. 

 

Médio
Belenenses
Fredy

Apesar dos maus resultados colectivos, o angolano do Belenenses continua a ser das melhores unidades no Restelo, ediante do Benfica foi mais uma vez mais um autêntico batalhador no empate caseiro, a contar para a 20ª jornada da Liga NOS, foi  o autor da assistência que terminou com o golo do brasileiro Nathan, mas os benfiquistas empataram por Jonas, em tempo de compensação. 


DEFESA
Bastos
Bastos Quissanga 

Em mais um  clássico do futebol italiano, apesar de ficar arquivado com um jogo memorável, o central angolano não evitou a derrota da Lázio, em Stadio Giuseppe Meazza, por 2-1, diante do AC Milan, a contar para a 22ª jornada da Serie A. Com este resultado, a Lázio mantém-se na 3ª posição, com menos 10 pontos que a Juventus na segunda posição do pódio liderado pela Nápoles, com 57 pontos.


AVANÇADO
MIRANDELA
Angola 

O camisola 7, Bruno José Rodrigues, 24 anos, conhecido por Angola, liderou o Mirandela na vitória caseira, por 1-0, frente ao Bragança, esteve ligado ao lance que culminou com o pênalti, que foi apontado pelo cabo-verdiano Kelvin Medina, aos 90 minutos,  em jogo a contar para a 18ª jornada, da Série A, do Campeonato de Portugal. Com este jogo, o atleta nascido em Luanda soma 1338, dos 1620 possíveis.


MÉDIO
HALLESCHER FC
Erik Zenga

A 2. Bundesliga (3ª divisão) começa a ser pouco demais para o médio angolano nascido na Rússia, com passaporte alemão, foi uma das melhores unidades em Ernst-Abbe-Sportfeld, na derrota por 1-2, do Hallescher FC, diante do FC Carl Zeiss Jena, coroado com um golo de belo efeito, que serviu para  reduzir o placard, em jogo que contou para a 21ª jornada.




Médio
Benfica B
Florentino Luís

Excelente nas transições atacante e muito melhor no processo defensivo, o médio - trinco com características muito semelhante a de Herenilson, foi fundamental no empate a 3 golos do Benfica B, em Lamex Stadium, em Inglaterra, diante da equipa Sub21 do Tottenham Hotspur, a contar para o Grupo F da U23 Premier League International Cup. 

 

MÉDIO
PAOK
Djalma Campos

Saiu do campo tocado na vitória do PAOK diante do Apollon Smyrnis, fez apenas 11 minutos na vitória diante do Atromitos, o único angolano a actuar na Ethniki Katigoria (Liga grega) voltou a fazer os 90 minutos, somou  uma boa exibição, na vitória por 1-0, frente ao Panetolikos, em jogo a contar para a 19ª jornada. Com este resultado, o PAOK lidera o campeonato com mais um ponto que o Olympiacos.


Suplentes

Ualo
O jovem guarda-redes “Rubén Ualoloca Riesco” nascido em Leganés, Espanha, formado entre o Real Madrid e o Espanyol, foi a opção na derrota da equipa B, do Clube Deportivo Leganés, frente a equipa B do Getafe, por 1-3.

Nanú Gomes
Depois de 4 jogos ausente por lesão, o lateral direito da equipa B do Marítimo fez os 90 minutos no empate nulo, no Campo de Jogos de São Mateus da Calheta, diante do Grupo Desportivo da Gafanha, a contar para a 18ª jornada, da Série C, do Campeonato de Portugal, num jogo em que o compatriota e colega Aldair Neto, foi substituído aos 55 minutos. 

Malcolm Cacutalua
No quarto jogo consecutivo a titular insubstituível, o defesa central nascido na Alemanha, não conseguiu evitar a derrota do Erzgebirge Aue, por 1-3, em Sparkassen-Erzgebirgsstadion, diante do Eintracht Braunschweig, em jogo a contar para a 20ª jornada, da 2ª Bundesliga.
 
Rudy
Jogou 72 minutos, esteve bem na sua missão, mas não  ajudou a impedir a derrota da União da Madeira, por 2-4, diante do Académica de Coimbra, apesar de terem sido os primeiros a marcar, em jogo da 22ª jornada, Ledman LigaPro.

Rúben Gouveia
Num jogo com duelo angolano, o ex -girabolista ajudou o Casa Pia no empate nulo frente ao Castrense, do internacional Vumi Mpasi, em jogo disputado no Municipal 25 de Abril de Castro Verde, a contar para 18ª jornada da Série E, do Campeonato de Portugal.

Hugo Firmino
É sem dúvidas, uma das melhores unidades no plantel do Cova da Piedade, confirmou mais uma boa exibição no empate nulo frente ao Arouca, a contar para a 22ª jornada da Ledman LigaPro.

Aldaír Ferreira
Conduziu o sector atacante do AD Oliveirense, com alguns lances de realces que produziram algumas oportunidades não aproveitadas, no empate nulo no campo 2 do Parque Municipal dos Desportos, diante dos Arões SC a contar para 18ª jornada da Série A, do Campeonato de Portugal.