Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Embaixadores de Angola

10 de Maio, 2018

Acadmica de Viseu, que no contou com o internacional Pana, na penltima jornada da Ledman LigaPro.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Eleito o melhor guarda-redes do Campeonato de Portugal, ao conquistar a baliza menos batida com 12 golos, em 2777 minutos, fruto de 31 jogos na Série E, ajudou o Farense na victória fora de casa, por 2-3, diante do FC Felgueiras 1932, a contar para a 1ª Mão do Quartos-de-Final.

DEFESA
FC PORTO


Pedro Justiniano   
Alternando entre os júniores e a equipa B, o central internacional português do FC Porto, emprestado pelos italianos da Juventus, comandou o eixo-central defensivo dos júniores dos Dragões, no empate a dois golos, frente ao Sporting de Braga, a contar para a 10ª jornada da 2ª Fase de Apuramento ao Campeão.

MÉDIO
ERZGEBIRGE AUE

Malcolm
Cacutalua

Depois de três resultados negativos, o central do Erzgebirge Aue, a jogar na lateral esquerda, ajudou no empate nulo conquistado em casa, frente ao Dynamo Dresden, em jogo a contar para a 33ª jornada da 2ª Bundesliga.

MÉDIO
HELLESCHER FC


Erik Zenga   

Longe de atingir os objectivos colectivos, apesar de se destacar e ser um dos jogadores mais pretendidos do campeonato, o médio do Hallescher FC não conseguiu evitar a derrota fora de casa, por 4-2, frente ao Hansa Rostock, a contar para a 37ª jornada da 3ª Liga alemã.

DEFESA
Eintracht frankfurt
Danny Costa 

O único embaixador angolano na principal Liga de futebol alemão, liderou o corredor direito, destacando nas jogadas ofensivas, bem como dificultando defensivamente no “um contra um”, o seu opositor direito, na victória caseira do Eintracht Frankfurt, por 3-0, frente ao Hamburger SV, a contar para a 33ª Jornada da 1ª  Bundesliga.

DEFESA
STUMBRAS
Kuagica David 
Cada vez mais influente no eixo-central do sector defensivo do Stumbras Kaunas, que tem servido para divulgar o futebol angolano na Lituânia, o antigo jogador do Recreativo do Libolo ajudou a manter a baliza inviolável, no empate fora de casa, diante do FK Atlantas, a contar para a 11ª jornada.

MÉDIO
VARZIM
ESTRELA   

Depois do golo apontado na vitória por 2-0, no confronto com Ary Papel na jornada anterior, o médio que esteve durante algum tempo parado por lesão, com ajuda de Cephas Malele, substituído aos 66\', comandou o sector-médio defensivo do Varzim, na derrota por 2-1 no Centro Desportivo da Madeira, diante da União da Madeira, que contou com Rudy nos últimos 3 minutos, em jogo a contar para a 37ª jornada da Ledman LigaPro.

EQUIPA IDEAL
  Embaixadores Angolanos

Com muitos campeonatos na recta final e alguns embaixadores angolanos a celebrarem excelentes exibições e conquistas da época, a semana colocou alguns nas principais notícias desportivas, com realce para Azor Matusiwa, que se estreou na equipa principal do Ajax de Amsterdam e Anderson Emanuel que brilha na Croácia. Conheça a equipa ideal da semana, em mais uma eleição da Claque Magazine.

AVANÇADO
AJAX B

Azor Matusiwa

Depois da excelente campanha ao serviço da equipa B do Ajax, o angolano nascido na Holanda ganhou a confiança do treinador Erik ten Hag e se estreou na equipa principal com direito a aplausos, depois de ter feito 90 minutos de belo efeito, na vitória fora de casa, diante do Excelsior, a contar para a 34ª jornada da Dutch Holland Casino Eredivisie.fd

MÉDIO
BELENENSES

Fredy 
Confirmando o estatuto de um dos principais embaixadores angolano na Liga NOS e um dos nomes de maior destaque no Restelo, esteve em bom plano na vitória do Belenenses por 3-2, frente ao Portimonense, a contar para a 37ª jornada da Liga, ajudando o Belenenses a ascender à 11ª posição na classificação.

AVANÇADO
NK RUDES

Anderson Emanuel 

Numa brilhante exibição, o atleta emprestado pelos espanhóis do Alavés, e com o regresso praticamente confirmado para a Espanha, abriu o marcador (14') e teve envolvência directa no segundo golo, na vitória do NK Rudes frente ao Hajduk Split, por 2-1, em jogo a contar para a 33ª jornada da principal Liga do futebol Croata.

AVANÇADO
COVA DA PIEDADE


Hugo Firmino 
Apesar da recta final da competição, o angolano que na jornada anterior apontou um dos golos na vitória por 3-2, frente ao Real, voltou a ser uma das principais unidades da Cova da Piedade, na vitória por 2-1, no  Estádio Cidade de Coimbra, frente à Académica, em jogo a contar para a 37ª jornada da Ledman LigaPro.

Hélder Cristóvão  
Anunciado que está para o final da época o vínculo contratual que o liga à equipa B do Benfica de Lisboa, o treinador luso-angolano foi ao Municipal 1º de Maio conquistar um empate a um golo, frente à equipa B do Sporting de Braga, a contar para a 37ª jornada da Ledman LigaPro.

Carlos Fernandes
Sem qualquer responsabilidade directa no golo sofrido aos 87', o guarda-redes angolano depois da excelente campanha da Série D do Campeonato de Portugal, não conseguiu evitar a derrota do Vilafranquense, por 0-1, diante do Vizela, em Vila Franca de Xira, a contar para a 1ª Mão dos Quartos-de-Final, da refrida prova.

Sido Jombati
No terceiro jogo de elevado elogio da crítica, aos 30 anos o lateral direito nascido em Lisboa, a cumprir a 13ª época no futebol inglês, quatro dos quais ao serviço do Wycombe Wanderers liderou o corredor lateral, na vitória por 1-0, em Adams Park.

Bastos
Embora tenha jogado apenas os últimos 34 minutos do jogo, entrando em substituição do brasileiro Luiz Felipe, quando o resultado já estava feito, o internacional angolano ajudou a elevar os índices defensivos e ofensivos sempre que chamado, no empate caseiro da Lazio, a um golo, frente ao  Atalanta.

Stélvio Cruz
Substituído na etapa complementar, o internacional angolano foi um autêntico regulador no meio-campo defensivo, na vitória do F91 Dudelange por 4-0, diante do US Esch, a contar para a 24ª jornada da BGL Ligue, principal campeonato de futebol de Luxemburgo.

Florentino Luís
Na recta final da competição e com os resultados individuais satisfatórios, o médio da equipa B do Benfica ajudou os júniores das Águias de Lisboa na vitória por 2-1 diante do Guimarães, no Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, a contar para a 10ª jornada da 2ª Fase de Apuramento ao Campeão, do campeonato juniores de Portugal.


Pela primeira vez a titular desde que se transferiu para o futebol português, jogou 69 minutos, na derrota caseira por 0-1 do Leixões frente ao UD Oliveirense, num jogo em que Kadú foi suplente não utilizado entre os visitantes e Evandro Brandão suplente pelo Leixões.

Fábio Abreu
Esteve em bom plano, mas não conseguiu evitar a derrota do Penafiel, por 0-1, diante da Académica de Viseu, que não contou com o internacional Pana, na penúltima jornada da Ledman LigaPro.