Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Embaixadores de Angola

22 de Março, 2018

A semana foi marcada pela estreia do avanado Francisco Gonalves Sacalumbo

Fotografia: Jornal dos Desportos

A semana foi marcada pela estreia do avançado Francisco Gonçalves Sacalumbo “Chico Banza”, aos 19 anos, na equipa principal do Leixões, depois de 12 golos apontados em 17 jogos pela equipa B, o regresso do médio Stélvio Cruz à ribalta, acontece depois de um período menos bom, assim como os regressos de Bastos Quissanga e Djalma Campos na convocatória da Selecção Nacional.

TREINADO-RBERNSLEY
-José Morais  Apesar do elevado reconhecimento e aplausos que recebe da imprensa, sócios e adeptos, desde que chegou a Oakwell Ground, com objectivo de salvar o Barnsley da zona de despromoção, o treinador nascido no Golungo -Alto, tem imensas dificuldades, e mais uma vez, não conseguiu evitar derrota caseira, por 0-2, frente ao Millwall, a contar para a 38ª Jornada da Championshp.

GUARDA-REDES -VILAFRAQUENSE-Carlos Fernandes  Liderou o sector defensivo do Vilafranquense,  travou todas as bolas em direcção à  baliza, na vitória por 3-0 no Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, frente ao Torriense a contar para a 25ª jornada, reforça a segunda posição do pódio, na Série D do Campeonato de Portugal e consequentemente, um dos lugares para a subida.

DEFESA- E:FRANKFURT-Danny da Costa  No 7º jogo foi titular, o único embaixador angolano na principal Liga alemã, foi determinante no corredor direito, quer a defender como a suportar o ataque, na vitória caseira do Eintracht Frankfurt, por 3-0 frente ao Mainz, em jogo da 27ª jornada, permitiu ascender à 4ª posição na classificação e um dos lugares para as provas da UEFA.

DEFESA- SOSNOWIEC-Nuno Malheiro Com alguma dificuldade em impôr-se entre os titulares do Sosnowiec, clube em que é colega do compatriota Alexander Christovão, o lateral esquerdo com passaporte português jogou 90 minutos, fez uma exibição que mereceu aplausos da imprensa polaca, mas não evitou o empate fora de casa a um golo frente ao Puszcza Niepolomice, a contar para a 22ª jornada da principal Liga daquele país.

AVANÇADO-PENAFIEL-Fábio Abreu  Brindou com a sua boa exibição, marcou o terceiro golo do Penafiel na vitória por 3-0, no Municipal 25 de Abril, frente ao Santa Clara, a contar para a 30ª Jornada da segunda Liga portuguesa, garantiu o primeiro lugar no pódio que dita o lugar para a classificação a Liga NOS.

DEFESA-GIRONA-Jonás Ramalho  Com a missão quase impossível de travar o “astro” Cristiano Ronaldo, Benzema e companhias, o central angolano que nasceu em Espanha, suportou até onde conseguiu, com realce para a primeira parte, não conseguiu evitar a derrota do Girona por 6-3, em pleno Santiago Bernabéu, a contar para a 29ª Jornada da La Liga.

DEFESA- LAZIO-Bastos Quissanga Chamado por Srdjan Vasiljevic para o Torneio das Quatro Nações, o capitão dos Palancas Negras depois de seis jogos sem merecer a confiança de Simone Inzaghi na Liga italiana, começou o jogo no banco, entrou no reatamento do jogo em que a Lázio empatou em casa a um golo frente ao Bologna, a contar para a 29ª jornada da Serie A.

MÈDIO-DUDELANGE-Stélvio Cruz Pela primeira vez esta época, entre os eleitos da semana, o antigo internacional pelos Palancas Negras e ex -girabolista ao serviço do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e da Caála, a militar em Luxemburgo, marcou o golo de consolo na derrota fora de casa, do Dudelange por 1-3 frente ao Jeunesse Esch, a contar para a 15ª Jornada da principal Liga daquele país.

AVANÇADO- WOLVERHAMPTON-Hélder Costa -Recuperado da lesão, o avançado do Wolverhampton, marcou o primeiro golo na vitória caseira, por 3-1, frente ao Burton Albion, a contar para a 38ª Jornada da segunda Liga inglesa, cimentou o primeira lugar e consequentemente o passe de acesso a Premier League.

Mèdio HaLLESCHER FC -Erik Zenga -O angolano nasceu na Rússia, tem passaporte alemão, brilha na 3ª Bundesliga e no final de semana apesar de ser substituído ao meio da segunda parte, contribuiu na vitória por 1-0 do Hallescher FC com o Sportfreunde Lotte, a contar para 30ª Jornada.

MÉDIO-FORTURA -SITTARD-André Vidigal -Depois de três jogos sem ser opção da equipa técnica entre os titulares, o sobrinho do treinador Lito Vidigal jogou 90 minutos na vitória do Fortuna Sittard fora de casa, por 1-2, frente ao FC OSS, a contar para a 30ª Jornada da 2ª Liga holandesa, garantiu o terceiro lugar, entre os primeiros candidatos a subida.

MÉDIO- BELENENSES -Fredy-Apesar de resultados menos bons a nível colectivo, o internacional angolano soma boas exibições, no final de semana a contar para a 27ª Jornada da Liga NOS, apesar da assistência para o golo solitário do Belenenses aos 49m, não conseguiu evitar a derrota fora de casa, frente ao Moreirense, por 2-1.

SUPLENTES



Guarda-Redes-PERENSE-Hugo Marques Sem qualquer responsabilidade direita, sofreu um golo logo aos 12m,  por 1-2, no  Estádio José Arcanjo, frente ao Olhanense, principal rival na Série E do Campeonato de Portugal, a contar para a 25ª Jornada, continua a ser o guarda-redes menos batido da competição, ao passo que o Farense continua na liderança.

DEFESA- CS LA MANCHA-Fernando Domingos Apesar da derrota por 1-2, fora de casa, frente aos sudaneses do Al-Ahly Shendi, em jogo a contar para a segunda mão da penúltima eliminatória de acesso à fase de grupo da Taça da Confederação CAF, o angolano dos congolês de Brazzaville liderou o corredor esquerdo do CS La Mancha, garantiu a eliminatória num agregado de 2-4.

DEFESA-MADEIRA-Rudy Com dificuldades de se impor na equipa titular da União da Madeira, que  soma resultados negativos, o internacional jogou 89 minutos, na derrota em Municipal de Aveiro, por 1-2, frente ao UD Oliveirense,  Kadú continua ausente por lesão, a contar para a 30ª Jornada da Ledman LigaPro.

BENFICA B-Medio-Florentino Luís- Longe das últimas exibições o médio-defensivo das Águias de Lisboa jogou 71 minutos, em mais uma derrota caseira da equipa B do Benfica, desta por 1-2, frente ao Gil Vicente, a contar para a 30ª Jornada da Ledman LigaPro.

MEDIO-LEIXÒES-Evandro Brandão  Jogou 90 minutos no empate caseiro a um golo, com os Leixões que contou com a estreia a equipa principal, de Chico Banza (substituído aos 68m), depois dos brilharetes com a equipa B, bem como  Vá que entrou no último minuto de jogo, frente à equipa B do Sporting, que não contou com Ary Papel a contar para a 30ª Jornada da Ledman LigaPro.

AVANÇADO -LEIÕES-Azor Matusiwa Mantém a regularidade na equipa B do Ajax, o jovem angolano na condição de totalista, ajudou a equipa a vencer fora de casa o De Graafschap, que não contou com o compatriota Elvio van Overbeek, por 2-4,  assistiu em dois dos quatro golos, em jogo a contar para a 30ª Jornada da segunda Liga holandesa.

AVANÇADO-MIRANDELA-Angola
-Marcou aos 38m o golo solitário com que o Mirandela venceu no  Estádio da Portelinha, em Vila Pouca de Aguiar, o Pedras Salgadas, a contar para 25ª Jornada da Série A do Campeonato de Portugal, soma o terceiro golo em 1905 minutos, fruto de 24 -jogos.