Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Enfermagem conquista “provincial”

10 de Outubro, 2017

Campeonato Universitário promovido pelo Instituto Superior Politécnico de Malanje decorreu sem sobressaltos

Fotografia: Eduardo Pedro| Edições Nouvembro

A equipa feminina de estudantes do curso de Enfermagem, do 1º ano, do Instituto Superior Politécnico de Malanje (ISPM), tornou-se sábado, nesta cidade, campeã provincial de futsal da referida instituição, ao bater o combinado do curso de Psicologia Clínica, do 2º ano, por 3-1.
Os golos das \"enfermeiras\" foram apontados na primeira parte do jogo por intermédio de Manzambe Bibiana (duas vezes) e Antónica Constantino, enquanto Lisneide reduziu para as \"psicólogas clínicas\" nos minutos iniciais da segunda parte.No final do jogo, o treinador da equipa vencedora, Fernando Miguel Francisco, disse que a vitória e consequentemente a conquista do campeonato foi fruto de muito trabalho por parte das jogadoras e da equipa técnica.
O treinador  campeão felicitou o conjunto adversário pela entrega e enalteceu o esforço das suas pupilas durante o campeonato, pois souberam tudo fazer para alcançar os objectivos preconizados.
Por sua vez, o técnico da equipa vencida, Armando Soares, reconheceu a boa forma das meninas do curso de Enfermagem, nomeadamente aspectos tácticos e técnicos, o que resultou no desaire das suas pupilas.
Já o director do ISPM, Eduardo Ekundi, disse que a realização do campeonato é uma actividade conjunta entre a direcção da instituição e a associação dos estudantes, que visou entreter as estudantes, no âmbito das actividades extracurriculares.
“As instituições do ensino superior não devem apenas se focar de modo exclusivo na vertente académica, mas também é importante que se comece a massificar actividades extracurriculares para que os estudantes possam ter um porte físico bem constituído e saudável”, frisou.
Na classe masculina, os estudantes do curso de Psicologia Clínica, do 2º ano, venceram os estudantes de Enfermagem, do 2º ano do mesmo curso, por 6-3, e conquistaram a I edição do campeonato.
As partidas enquadraram-se nas Olimpíadas do Desporto do Instituto Superior Politécnico de Malanje, que decorreu sob o lema “Fomentemos a prática do desporto no seio dos estudantes”.

SEBASTIÃO  ÁLVARO
“Merecemos
o campeonato”


O treinador da Académica FC, Sebastião Álvaro \"Mourinho do Uíge\", cuja equipa conquistou domingo último, o Campeonato de Futsal dos Amigos da Volvo, após vitória sobre o Show de Bola FC, por 2-1, na marcação de grandes penalidades, na final da competição disputada no campo Ndala Muleba, no distrito urbano do 11 de Novembro, considerou de justa o triunfo e que a sua equipa vai manter a mesma postura nas próximas edições.
\"A nossa vitória foi justa, ou seja, não merecer contestação, porque fomos mais forte na marcação de grandes penalidades. Como havia dito na véspera do jogo, o Show de Bola era favorito, porém, como aconteceu, iríamos montar uma estratégia para chegarmos aos penáltis, porque nesse aspecto somos melhores do que eles, o que se confirmou, pois marcámos dois golos contra um deles, por isso ganhámos bem o campeonato\", disse.
Sebastião Álvaro revelou que a conquista de domingo último, na final da II edição do campeonato, fez dele um treinador respeitado e cobiçado pelas demais formações que cometem no Campeonato dos Amigos da Volvo.
\"Com o título conquistado domingo, ganhei mais simpatia, aliás, já fui contactado por duas equipas para ser treinador das mesmas na próxima época. Ainda não respondi aos convites, estou a estudar as propostas, o que significa que no próximo ano, poderei não mais ser o treinador da Académica FC da Volvo\", referiu.