Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Entrega total no grupo

Jorge Neto - 17 de Fevereiro, 2017

Guarda-redes continua a trabalhar na recuperação da sua condição física

Fotografia: Jornal dos Desportos

O guarda-redes do 1º de Agosto, Antoine Dominique, volta a falhar mais um jogo dos campeões nacionais esta época, na recepção ao Kampala City Council FC do Uganda, domingo às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente a segunda "mão" da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africano.

A recuperar da lesão num dos joelhos, contraída numa das sessões de treino antes da partida da primeira mão das Afrotaças, o jogador desfalca o conjunto  às ordens de Dragan Jovic no terceiro duelo dos militares este ano. Depois de superar a concorrência de Tony Cabaça e Julião no Girabola Zap 2016, realizando a maioria de jogos o guarda-redes continua com regresso à baliza dos rubro e negro em aberto. O internacional angolano, habitual titular quer na sua equipa como nos Palancas Negras tem sido substituído por Tony Cabaça, colega com bastante experiência, tanto no campeonato nacional como nas competições africanas.

Apesar do optimismo que reina na equipa técnica em puder contar com o jogador neste desafio, a realidade é que Antoine Dominique não participou do treino colectivo durante toda a semana e esteve mais envolvido na recuperação da sua condição física. O guarda-redes foi ao longo da época finda uma das maiores referências do plantel agostino e, não é por acaso que colocou o 1º de Agosto como uma das equipas menos batida no campeonato nacional. 

Em desvantagem na eliminatória a equipa técnica espera colocar em campo os melhores do plantel de formas a tornar os três sectores mais forte, sem descurar a baliza, agravada pelo facto e estarem em desvantagem na eliminatória, e terá de evitar sofrer qualquer golo para não colocar em perigo as suas ambições neste jogo.

O mesmo se aplica ao ataque que deverá mostrar as credenciais que apresentou no estágio em Benguela, onde marcou 11 golos, em cinco jogos deixando boa impressão aos treinadores que aguardam por dias melhores, não obstante terem apontado apenas um golo em jogos oficiais este ano, ou seja, na vitória de 1-0, frente ao Recreativo do Libolo, na Supertaça.

Neste capítulo, os avançados são chamados a manter a concentração na hora "H", visto que podem ter nos pés ou na cabeça o trunfo para garantir a passagem a outra fase. Geraldo, Vado e Diogo Rosado serão as setas apontadas à baliza adversária.

Ontem, o conjunto militar registou dia de folga geral, regressando hoje, às 8h30, no campo do ex-RI20 para o prosseguimento da preparação, onde vai realizar a penúltima sessão, seguido pela habitual conferência de imprensa, de antevisão do jogo, feita pelo técnico-adjunto, Ivo Traça e mais um jogador.


Treinador Adjunto
Ivo Traça acredita na reviravolta


O ambiente no plantel do 1º de Agosto é de crença num desfecho favorável no jogo deste domingo, apesar da desvantagem de 0-1 na eliminatória. A equipa trabalha para inverter a eliminatória a seu favor.  

O técnico-adjunto dos campeões nacionais, Ivo Traça, reconhece o valor do adversário, mas mostra-se optimista na passagem à próxima eliminatória de acesso à liga dos clubes campeões africano.

Na opinião do treinador rubro-negro, o Kampala City “é uma equipa muito experiente que sabe jogar bem, quer rente ao relvado quer em jogo aéreo ”, destacou.  Acrescentou que tem seis jogadores que participaram no CAN do Gabão 2017 e são uma mais valia no plantel.

“Mesmo assim, estamos preparados e com o apoio dos nossos adeptos, tudo faremos para inverter o resultado negativo” – declarou. De acordo com Ivo Traça, o 1º de Agosto fez “um excelente jogo” em Kampala, mas faltou sorte, já que o resultado mais justo seria o empate, tendo realçado que vão privilegiar o sector ofensivo no encontro da segunda “mão’’. Com o seu regresso do treinador principal e as informações que dispõe dos seus adjuntos, Dragan Jovic está a trabalhar na melhor estratégia para superar este primeiro obstáculo na caminhada para fase de grupos da competição.


INGRESSOS
Bilhetes
começam a ser vendidos hoje


Quinze mil bilhetes começaram a ser vendidos hoje para o jogo da segunda "mão" das preliminares da fase final da liga dos clubes campeões de África em futebol, entre o 1º de Agosto e o Kampala City, do Uganda, agendado para as 17H00, deste domingo no estádio 11 de Novembro (50 mil lugares), em Luanda

Em declarações à Angop, o director de Imagem do Clube Desportivo 1º de Agosto, Meik Neves, informou que os ingressos serão comercializados na sede (Rio Seco) e na bilheteira do local da partida, por 250 kwanzas (bancada geral), enquanto para os camarotes no valor entre 2.500.00 Kz e 4 mil kwanzas.

Os adeptos agostinos são uma vez mais chamados a marcarem presença em massa para empurrarem a sua equipa para vitória invertendo a eliminatória a seu favor e seguir em frente na cpmpetição

A equipa adversária tinha a sua chegada marcada para ontem (quinta feira) e vem no máximo da sua força com objectivo de se manterem em prova.

Recorde-se que no encontro da primeira “mão’’ disputado no passado dia 10, no Uganda, o 1º de Agosto perdeu por 1-0.

O vencedor desta eliminatória defronta nos 16/avos de final, o Mamelodi Sundowns da África do Sul (detentor do título).