Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Equipa do 1 de Agosto com duplo sbado

Jorge Neto - 23 de Janeiro, 2017

Em trs jogos realizados os militares do Rio Seco marcaram seis golos e sofreram quatro

Fotografia: Santos Pedro

A equipa do 1º de Agosto conquistou duas vitórias, no duplo confronto que teve no sábado com as formações da Académica do Lobito e do FC Bravos do Maquis, desafios amistosos agendados para o estágio de preparação que os campeões nacionais realizam na província de Benguela, com  vista à próxima época futebolística.

No jogo disputado no período da manhã, os pupilos do bósnio Dragan Jovic venceram os estudantes, por 3-0, com golos de Paizo, Nelson e Geraldo, enquanto no período da tarde derrotaram à tangente os maquisardes, por 2-3, com golos de Mingo Bile, Guelor e Gogoró. Estes resultados são os primeiros dos rubro - negros no estágio de pré-época, após perderam na estreia com o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, por 2-0.

Assim, em três jogos, os militares marcaram seis golos e sofreram quatro, facto que começa a criar mais confiança aos jogadores e à equipa técnica, dado que a equipa já está próxima do nível que se pretende na segunda fase da preparação, e os reforços começam a interiorizar a filosofia de jogo que Dragan Jovic almeja.

Os problemas na construção de jogadas ofensivas, apresentados diante dos diamantíferos, começam a ficar ultrapassados com a pontaria afinada dos jogadores. O lateral esquerdo Paizo abriu a porta dos defesas, no que toca ao golo, depois de no ano passado ficar em branco durante toda a época.

O médio ofensivo Guelor é o primeiro reforço a marcar com a camisola da nova equipa, depois de ser contratado ao Atlético Sport Aviação (ASA) para ajudar os campeões nacionais a cumprir os objectivos que se propõem alcançar este ano, designadamente, revalidar o título do Girabola Zap, vencer a Supertaça, e a Taça de Angola, e chegar o mais longe possível na fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Os jovens Nelson e Gogoró também deixaram a  marca, provaram que estão presentes e dispostos a voltar a ganhar a confiança da equipa técnica. Os dois médios ofensivos são formados nas escolas do 1º de Agosto, ambicionam seguir as peugadas trilhadas por Ary Papel e Gelson, agora a representar o Sporting Clube de Portugal.

HOJE
Mais dois jogos no Estádio  São Filipe


Os agostinos regressam hoje no período da manhã aos treinos, no Estádio São Filipe e prevêem disputar mais dois jogos amistosos comadversários ainda por definir, mas sabe-se que no sábado está previsto mais um jogo de controlo. O primeiro teste de “fogo” dos campeões nacionais vai ser no dia 4 de Fevereiro diante do Recreativo do Libolo, desafio referente à Supertaça, no Estádio 11 de Novembro.

Antes da partida para o estágio, o presidente do clube Carlos Hendrick disse à imprensa que quanto às contratações para o reforço do plantel, os jogadores indicados pelo corpo técnico assinaram contrato de trabalho com o clube, e sublinhou que os reforços são nacionais e estrangeiros. “Vamos apresentá-los em conferência de imprensa. Fizemos um bom negócio, pois são mais-valias para a equipa.”

Depois das transferências de Gelson Dala e Ary Papel para o Sporting Clube de Portugal, a direcção do 1º de Agosto prepara um grupo forte capaz de competir ao mais alto níve, nas provas em que estiver envolvido, como salienta Carlos Hendrick.  “As nossas responsabilidades aumentaram depois da conquista do título este ano. Temos de estar muito bem servidos em todos os sectores, para suportar os compromissos do próximo ano”, sublinhou na altura.           
JN