Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Equipas decidem hoje passe para final

16 de Maio, 2019

Petro de Luanda - Acadmica do Lobito e Petro do Huambo - Academia de Futebol de Angola (AFA) disputam hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

Petro de Luanda - Académica do Lobito e Petro do Huambo - Academia de Futebol de Angola (AFA) disputam hoje, no Estádio dos Kurikutelas às meia-finais, do campeonato nacional de sub-20, aberto no dia 6.
Com as atenções centradas na grande final, as equipas encaram este jogo com muitas cautelas e responsabilidades em busca do passe que vai permitir a disputa do troféu. Sem qualquer favoritismo, espera-se por partidas bem disputadas e equilibradas.
Os tricolores desejosos de regressarem aos anos de glórias nos escalões jovens auguram levar a melhor sobre os estudantes, adversário que está a realizar uma campanha digna de registo. Com desfecho imprevisível antevê-se um duelo que será ao detalhe.
Na outra meia-final entre o Petro de Huambo e Academia de Futebol de Angola (AFA), a equipa da casa vai entrar em campo com uma relativa vantagem em relação ao seu oponente. A julgar pelo potencial da formação do Morro a passagem à grande final depende apenas de si.
Para os quartos-de-final, no jogo de destaque o Petro de Luanda venceu, por 2-0, o 1º de Agosto,  no estádio do Recreativo da Caála, deixando de fora da competição o vice-campeão da edição passada, o mesmo resultado registado com que a Académica do Lobito eliminou o Norberto de Castro do Huambo.
Já nos outros dois jogos, no estádio dos Kurikutelas, o Petro do Huambo teve de suar para deixar de fora da competição o Electro do Lobito, vencendo tangencialmente por 1-0, enquanto a Academia de Futebol de Angola não teve dificuldades em eliminar o Santos FC, com favoráveis 5-1. Surpresa foi a eliminação, ainda na fase de grupos, do campeão nacional (Desportivo da Huíla).
A final da competição acontece no domingo, no estádio dos Kurikutelas, enquanto o jogo de classificação do 3º lugar será realizado amanhã, sexta-feira, no estádio do Recreativo da Caála. Os atletas Chabalala, da Académica do Lobito, e Jelson, do Norberto de Castro do Huambo, lideram a lista de melhores marcadores com oito golos.
No Lubango, para o Campeonato Nacional de Sub-17, o 1º de Agosto, campeão em título, mede hoje a partir das 9H00, com Electro FC do Lubango, no Campo do Benfica, para a primeira meia-final. Sem desprimor para equipa anfitriã, os militares assumem-se como favoritos para disputarem mais uma final.
Por último, Academia de Futebol de Angola (AFA), um habitué nesta fase da competição decide o passe frente ao JGM do Huambo, a partir das 15H00, no mesmo recinto, duelo em que com maior ou menor dificuldade a equipa da capital apresenta-se como o mais candidato a decidir o título.
Para chegar às meias-finais o Electro do Lobito venceu o Desportivo da Huíla (3-0) aos penáltis, após empate a zero no tempo regulamentar, enquanto o 1º de Agosto derrotou a Académica do Lobito (4-1).
Noutros jogos dos quartos-de-final a AFA bateu o Benfica do Lubango (6-2) e o JGM do Huambo venceu o Ferroviário do Huambo (2-0).
A prova termina domingo.