Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Escola do Zango colhe frutos na Europa

31 de Janeiro, 2019

Ti Nandinho acredita nas potencialidades dos seus atletas augura futuro airoso para muitos deles

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

O técnico Armando Faria \"Ti Nandinho\" assegurou ao Jornal dos Desportos que a contratação do trinco Lóide, 18 anos, pelo Sporting de Portugal pode contribuir para que mais atletas oriundos da Escola de Futebol do Zango, do qual é mentor com o projecto \"Brincando com a Bola\", possam ser recrutados por mais emblemas do velho continente. A ajuda prestimosa de uma ONG, cujo nome omitiu, foi determinante para o jovem médio chegar aos escalões de formação dos leões.
\"Realmente, foi isso o que aconteceu. Contactamos algumas pessoas que nos abriram as portas para que ele poder estar no Sporting. Neste momento, o Lóide já é jogador do Sporting, esteve em observação durante um curto período, mas felizmente tudo correu bem e já assinou\", enalteceu.
Nas conversas que manteve com o ex-pupilo, Ti Nandinho soube que o jovem talento vai ser inserido na equipa de Sub-23. O mais importante para o nosso interlocutor é que o promissor futebolista aproveite a chance para chegar aos seniores. \"Ele tem o perfil certo pelo que mais dias menos dias já vai poder começar a mostrar todas as suas qualidades\", augurou.
Antes do Sporting de Portugal, Lóide andou em experiência no Arena FC de Bilbau, Espanha, mas acabou por voltar a Angola porém por pouco período de tempo. \"Ele esteve lá durante 9 meses, as coisas não terminaram como queríamos e regressou. Mas envidamos esforços, fizemos outros contactos e agora está em Alcochete, na Academia do Sporting\", mostrou-se satisfeito com o final feliz.
O técnico também revelou que está na expectativa de receber mais uma boa notícia, pois, foi informado que o médio ala Picas, actualmente no Petro de Luanda, cujos primeiros passos foram na Escola de Futebol do Zango, está no radar do Barcelona.
\"Foi grande a nossa alegria quando soubemos que ele foi seleccionado para dois dias de observação no Barcelona. Fez dois golos e um deles está a circular nas redes sociais. Sei que houve interesse no atleta\", garantiu.
Como que para dar o seu a seu dono, Ti Nandinho assegurou que foram os tricolores que no âmbito das parcerias que estabeleceu com clubes espanhóis seleccionou e enviou talentos para serem observados no país em que joga Lionel Messi.
\"Nós não tivemos nada a ver com isso, mas ficamos interessados em saber mais por causa do nosso miúdo, ele está lá desde Fevereiro de 2017. Como somos uma escola de formação e não participamos em provas nacionais falamos com o Petro para que o Picas pudesse dar continuidade a sua carreira. Acreditamos que estaria no sítio certo para ser lapidado\", esclareceu

"Queremos outras promessas"

As carreiras de Lóide e Picas ainda estão longe de serem escritas com final feliz, mas Ti Nandinho revelou que as duas promessas têm todas as qualidades futebolísticas para chegar ao sucesso. "Nós temos fé que tudo é capaz de dar certo com eles. É verdade que a vida às vezes é cheia de surpresas, mas tudo se encaminha bem para termos dois atletas capazes de servirem o nosso futebol", prognosticou.
Embora o sucesso dos talentos venha a acontecer com outras camisolas, o mais importante para o conhecido treinador dos escalões de formação é que as pessoas olhem para as origens deles. "Nós os recebemos quando tinham pouco mais de 10 anos, então, esperamos que todos os êxitos que venham a obter contribua para o reconhecimento da Escola de Futebol do Zango. Queremos que abram portas para outras promessas que venham a despontar do nosso projecto", argumentou.
O técnico Ti Nandinho tem como lema "Formador de ontem hoje e sempre", pelo que no alto dos seus 39 anos de carreira ele já consegue ver Lóide e Picas a trilhar todos os caminhos do sucesso, desde que se esforcem em não queimar etapas.
"Nos sentimos satisfeitos e com mais motivação de trabalhar por saber que estes dois jovens têm muita margem de progressão, nós fizemos bem a nossa parte como formadores, o que falta agora acontecer é com eles, com trabalho e humildade chegam lá", garantiu.

"Loide é um médio polivalente"

Ti Nandinho reconheceu que "não é fácil descrever" as qualidades de Lóide por se tratar de um médio multifacético, mas sempre que o vê a jogar consegue lembrar-se de duas antigas figuras do nosso futebol, Simão e André Macanga.
 "Curiosamente, os dois foram meus atletas. Agora tenho o prazer de ver que o Lóide tem um bocado destes dois médios que foram indiscutíveis um no ASA e o outro na selecção nacional", elogiou.
Desde tenra idade, que Lóide mantém as mesmas qualidades que despertaram a atenção do seu treinador, por isso, defende e diz acreditar que o Sporting é local certo para o seu amadurecimento.
"É um médio polivalente. Tem sentido posicional, futebol personalizado, tem ideias próprias e é capaz de progredir mais. E agora que chegou a uma das melhores academias do mundo muito mais ainda", valorizou.
Quanto a Picas, Ti Nandinho diz que é um médio habilidoso, quer dizer, joga com os dois pés, capaz de estragar o dia de qualquer defesa, num momento de grande inspiração.
"Trata-se de um médio rápido, criativo, forte no drible e no remate. Um verdadeiro quebra cabeças no um para um e com visibilidade da nossa escola no Petro de Luanda, já que para lá estar, teve de passar por um processo de avaliação feito pelos treinadores dos escalões de formação do Petro", rematou.