Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Escola XK abre hoje no Kilamba

Paulo Caculo - 16 de Junho, 2018

Xavier Kassoma aposta na formao de jovens futebolistas

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

A centralidade do Kilamba, no Distrito de Belas, testemunha hoje às 8h30 a abertura da escola denominada XK, destinada à formação de futebolistas, propriedade de Xavier Kassoma que foi antigo futebolista angolano com passagem pelo Bayern de Leverkusen, Alemanha.
Localizada numa área de aproximadamente 220x220 metros quadrados, espaço adjacente à Escola Superior de Hotelaria e Turismo, no Bloco U19, o projecto promete ser a grande atracção dos habitantes da centralidade e arredores.
Vinte e quatro horas após o anúncio feito pelo proprietário, cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação apressaram-se a inscrever os filhos. O desafio foi lançado à comunidade local, que reagiu imediatamente de forma positiva.
Xavier Kassoma explicou, que a iniciativa é a consumação de um sonho, carregado desde os tempos em que jogava futebol na Alemanha. Revelou que olhava para as escolas e o complexo desportivo do Bayern,  assumiu o desafio de erguer um projecto semelhante em Angola.
\"Temos uma forte parceria com um clube alemão. Os seus representantes já estão em Angola e vão assistir amanhã (hoje) a inauguração da nossa escolinha de futebol. Há mais surpresas durante a inauguração, porque queremos que seja também uma cerimónia bonita e de festa para todos, no dia dedicado à criança africana\", sublinhou.
O grande objectivo, segundo o proprietário, é contribuir para a descoberta de talentos para o futebol angolano, sobretudo, para o 1º de Agosto, clube parceiro da escola.
\"O 1º de Agosto é o grande nosso parceiro, porque foi do presidente Carlos Hendrick que recebi a grande abertura para desenvolver um trabalho ao nível da descoberta de futebolistas angolanos, no exterior do país, que  contribuíssem para elevar a qualidade do campeonato angolano\", justificou Kassoma. A preparação dos petizes fica a cargo do experiente técnico André Nzuzi, ex-seleccionador nacional de sub-20. O treinador vai ser auxiliado por mais três adjuntos angolanos, cujos nomes vão ser conhecidos durante a inauguração desta manhã, na centralidade do Kilamba.
A Escola de Futebol XK conta com o apadrinhamento de vários futebolistas descobertos na Europa, por Xavier Kassoma, num passado recente, com destaque para atletas com experiências no Girabola e nas selecções nacionais, nomeadamente, Viktor Vetokele, Dominique Kivuvu, Vunguidika, Joaquim Adão, Jonathan Buatu, Clinton da Mata e Dolly Menga.
Foram convidados para a cerimónia de inauguração da escolinha do Kilamba, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paulo de Sacramento Neto e o administrador do Kilamba, agentes desportivos e encarregados de educação das 210 crianças inscritas. A escola estreia-se nos campeonatos provinciais de jovens no próximo ano.      
PC