Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Estádio 4 de Janeiro apto para jogos

07 de Fevereiro, 2017

Obras nos balneários das equipas e dos árbitros deixa encantados inspectores da federação

Fotografia: José Soares

O Estádio 4 de Janeiro, local escolhido pelo Santa Rita de Cássia FC, para albergar os jogos na condição de visitado, foi aprovado no domingo, com algumas recomendações pela equipa da inspecção da Federação Angolana de Futebol (FAF, para acolher jogos do Girabola ZAP 2017. A equipa de inspecção procedeu à vistoria dos balneários das duas equipas, assim como da equipa de arbitragem, o recinto de jogos que recebe obras de restauro, bancadas, peão, área da tribuna, camarote, casas de banho e outras dependências adjacentes ao Estádio.

No fim da vistoria, a equipa de inspecção chefiada por António Damião Neto deixou algumas recomendações a serem cumpridas, num prazo de três dias, sobretudo, a melhoria das casas de banho para o público, alinhamento do recinto dos jogos, alteração da abertura dos portões principais, segurança do Estádio pelos efectivos da Polícia Nacional e pintura das paredes da bancada central.

Em declarações à Angop, o gestor do Estádio, Massuma Daniel, garantiu cumprir com as recomendações dentro dos prazos marcados, para permitir que o Santa Rita de Cássia FC efectue os jogos em casa, para alegria do público uígense. O comandante provincial para a Ordem Pública, Superintendente-chefe José António Gaspar garantiu a segurança, antes, durante e depois dos jogos, para que todos quanto afluírem ao Estádio 04 de Janeiro, sejam protegidos.

Entretanto, o vice -presidente do Conselho Técnico da Associação  Provincial de Futebol do Uíge, Carlos Morais, manifestou-se satisfeito com o facto de receber um aval favorável por parte dos inspectores, e acrescentou que dentro de três dias vão estar cumpridas as recomendações deixadas. O Estádio 4 de Janeiro, o único recinto com qualidade para albergar jogos nacionais, é uma propriedade da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, com capacidade para cinco mil espectadores, possui 960 lugares sentados, 20 espaços para Tribuna, 94 camarotes e lugares para os 100 peões.

De realçar, que o Santa Rita de Cássia FC é a equipa que vai representar, para além da província do Uíge, a região norte no Girabola ZAP 2017. O jogo de estreia acontece na  sexta-feira  dia 9, às 15h00, diante do Recreativo do Libolo, no Estádio 4 de Janeiro.

AMISTOSOS
Equipa fez o pleno


A prestação da formação do Santa Rita de Cássia FC no estágio pré-competitivo foi positiva, com o conjunto uígense a fazer o pleno nos jogos amistosos que disputou durante o período em referência. Ou seja, efectuou oito desafios com equipas do Girabairro, e outras de carácter recreativas de Luanda. O facto deixou feliz o treinador Sérgio Daniel Traguil, apesar de considerar que os resultados dos jogos não são muito a ter em conta.

"Estou feliz com a prestação da equipa. Fizemos oito jogos amistosos durante o estágio pré-competitivo, e felizmente acabamos por vencer todos. Isso , é bom para uma equipa que está em construção, tem cerca de 80 por centos de jogadores novos", afirmou. Nos desafios de carácter amigável, o conjunto do Santa Rita de Cássia FC marcou 59 golos e sofreu cinco tentos, que é outro motivo de relevância para o grupo comandado por Sérgio Traguil. 

"Num balanço geral, a nossa equipa teve um ataque fulminante. Marcámos 59 golos e sofremos cinco. Isso, é sinal de que o nosso ataque funcionou à maneira desejada, o que nos faz perspectivar boas previsões no Girabola", acrescentou.                              
AP