Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Evale do Cunene realiza jogos em campo emprestado ao CDH

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 05 de Julho, 2012

As equipas que estão na série B possuem vasta experiência

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do Evale Futebol Clube do Cunene vai disputar os jogos do Grupo B, para o Campeonato nacional da segunda divisão no estádio 11 de Novembro, adstrito ao Benfica Petróleos do Lubango. A decisão tomada pela direcção da agremiação do Cunene de efectuar todos os seus jogos no Lubango, surge pelo facto do campo pertencente à equipa ter sido reprovado pelo Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol.

 O director-geral do clube, Victor Rufino, confirmou quarta-feira ao Jornal dos Desportos que a formação vai usar o estádio do Benfica Petróleos do Lubango quando realizar os jogos em casa, porque “o nosso campo infelizmente não foi aprovado pela FAF, por não reunir condições necessárias para jogos da alta competição”. O responsável disse ter-se escolhido a Huála por oferecer melhores condições em termos de infra-estruturas desportivas, bem como a aproximação geográfica com a província do Cunene. Por isso, vai efectuar todos os seus jogos do Zonal de Apuramento para o Girabola de 2013, no Lubango.

O dirigente desportivo referiu que fazer uma boa representação para dignificar a província do Cunene e não defraudar os seus adeptos é o objectivo da participação da formação do Evale Futebol Clube do Cunene nesta competição. Victor Rufino reconheceu estar incluído num grupo com adversários com vasta experiência neste tipo de competições. “As equipas que estão na série B possuem vasta experiência nestas andanças, enquanto o Evale Futebol Clube é a primeira vez nesta competição.

Mas respeitamos todos os adversários, pois sabemos que estão equipas com objectivos bem delineados para ascensão à primeira divisão, com realce para o 1º de Maio de Benguela, CDH, Benfica do Lubango, Benfica do Huambo, Petro do Huambo e Académica do Lobito. São essas equipas que lutam para a subida à primeira divisão. Porém, vamos em campo competir para contrariar o favoritismo dessas formações até onde nos deixarem ir”, prometeu.

ENSAIO
Equipa prepara jogo frente ao 1º de Maio

O conjunto do Evale Futebol Clube do Cunene quer contrariar o favoritismo da formação do 1º de Maio de Benguela este sábado no jogo pontuável para a segunda jornada do Zonal de Apuramento ao Girabola’2013. Os evalenses, que se encontram desde quarta-feira no Lubango para adaptação ao relvado da “nova casa” emprestada pelos encarnados do Lubango, preparam em pormenor o jogo de sábado, a decorrer no estádio 11 de Novembro. 

Victor Rufino assegurou que diante dos proletários de Benguela a equipa vai jogar de igual para igual para que possa alcançar uma vitória. “Estamos a jogar fora do nosso reduto, porém vamos considerar como se estivéssemos em nossa casa, visto que daqui em diante os jogos serão todos feitos no Lubango. Esperamos obter bons resultados para dar alegria aos nossos adeptos que tanto sonham em ter uma equipa no Girabola”, afirmou. Em termos de jogadores, disse que a equipa está bem servida, pois conta com 15 reforços provenientes das escolas do Benfica Petróleos do Lubango, Interclube, Norberto de Castro, Benfica do Huambo e CDH dotados tecnicamente.

Victor Rufino lembrou que no jogo inaugural diante do Petro do Huambo, cujo resultado foi de um empate a zero, só não conseguiu alcançar uma vitória devido à inexperiência de alguns dos seus jogadores. Aliado a isso, reconheceu o facto de os atletas não estarem acostumados a jogar em campos relvados, “porque o nosso campo é pelado. Mas no jogo de sábado isso não vai afectar a rapaziada, visto que realizámos um trabalho psicológico”.  Gaudêncio Hamelay | no Lubango

RANKING
Angola desce dois lugares

A selecção nacional de futebol desceu dois lugares no Ranking da FIFA actualizado ontem, ocupando agora a 86ª posição com 407 pontos, num grupo onde a Espanha, campeã do mundo e europeia, lidera com 1691. No mês de Junho, os Palancas Negras estavam no 84º lugar. O Ranking africano é liderado pela Cote D'Ivoire com 939 pontos, enquanto a campeã de África, Zâmbia, é sexta com 648 pontos. O segundo melhor lusófono é Moçambique, com 316 pontos, na posição 107ª. O Brasil saiu do grupo dos dez primeiros classificados do Ranking, estando na 11ª posição, com 1012 pontos. Baixou seis lugares.

VELHAS GUARDAS
Taça 28 de Agosto abre sexta jornada


A sexta jornada da 21ª Edição do Torneio de Futebol de Velhas Guardas, “Taça 28 de Agosto”, disputa-se sábado em vários campos existentes em Luanda. A tradicional competição futebolística vem mais uma vez assinalar o aniversário do seu patrono, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com as equipas em duas séries, A e B. Para a série A, jogam Velha Guarda da Marinha x Velha Guarda La Graça, no campo do Ferrovia, VG Camarões x VG Polivalente, no campo Bairros Unidos, VG Zangado x VG do Sambizanga, no São Domingos, VG Moreira x VG N´gola Kiluanje, no Bairros Unidos e VG Tala Hady x VG Hoji Ya Henda, no campo Rodoviário.     

Na série B, VG do Cariango x VG do Rangel, no campo Areias, VG Progresso Club x VG do Cacuaco, campo Progresso, VG Kilamba Kiaxi x VG Inter Clube, no Golf e VG Mabor x VG Prenda, campo Malhas Lord. E assim se cumpre no final de semana mais uma jornada deste torneio que soma e segue, com mais de duas décadas de existência, numa organização da VEGUSA - Velha Guarda do Sambizanga. No sábado passado, dia 30 do mês de Junho, os jogos das duas séries tiveram pouca produção de golos, com empates a zero e uma bola a dominar os resultados. Excepção vai para as equipas do VG K. Kiaxi, que goleou 4-1 o VG Cacuaco e também a VG 1º D`Agosto, que venceu 3-0 a VG Mabor.

Os dois jogos foram renhidos, nos campos do Panguila e São Paulo. O registo completo da jornada mostra que na lista dos melhores marcadores há nomes de estreantes como Miguel Domingos, da VG Camarões (cinco golos), André Chicangala, VG 1º D`Agosto e Rui Jorge Cabaça, VG Rangel, ambos com quatro golos. As equipas fair play foram a Velha Guarda do Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Sambizanga, Camarões, 1º de Agosto e da Mabor.

HERMÍNIO FONTES