Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

FAF recua na programao

Augusto Panzo | Cacuaco - 21 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Jos Soares| Edies Novembro

A Federação Angolana de Futebol (FAF) recuou na sua posição e voltou a programar a disputa do Zonal de Apuramento ao Girabola de 2019, apenas com as sete primeiras equipas consideradas em condições de competirem, soube ontem o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima da federação.
O JD apurou, que essa decisão será o ponto \"quente da reunião\" convocada para esta manhã, em que o órgão que superintende a modalidade vai apresentar as suas razões desta decisão aos clubes.
A concretizar-se a posição da federação, o Campeonato Nacional da II Divisão  poderá apenas contar com a presença de uma equipa do Norte do país, designadamente, Domant FC do Bula Atumba, já que as restantes pertencem à região Sul, mormente, Benguela, Huambo e Cunene.
De acordo com a nossa fonte, esta posição poderá despoletar uma onda de descontentamento por parte de alguns dirigentes, na medida em que a decisão, coloca logo de imediato a província de Benguela numa condição favorável, que conta competir com quatro equipas na prova.
Se a decisão prevalecer, a Segundona terá apenas como concorrentes as formações do Estrela Clube 1º de Maio, Sporting, Jackson Garcia e Wiliete Sport Clube, todas de Benguela, Domant FC, do Bengo, Ferrovia do Huambo e AKC, da região do Cunene.
A alteração pode obrigar igualmente a uma nova calendarização, ou na melhor das hipóteses, o recuo para o emparceiramento inicialmente aprovado, antes da possibilidade de inclusão das restantes cinco equipas, que alegadamente não realizaram os respectivos campeonatos provinciais.