Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

FAF sanciona árbitros

Augusto Panzo - 17 de Abril, 2017

FAF espera melhor prestação dos árbitros para evitar imposição de mais sanções

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O quarteto de árbitros que dirigiu a partida de futebol entre o Petro de Luanda e o Interclube, referente à terceira jornada do Girabola Zap de 2017, foi sancionado pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (CD/FAF), depois deste ter analisado minuciosamente as irregularidades cometidas pelo referido grupo de juízes na aludida partida.

A sanção vem expressa no Comunicado Oficial nº 015/SG/17 da FAF, datado de 6 de Abril corrente, em que constam igualmente várias deliberações para outras individualidades. Por ter incorrido em erros técnicos graves durante aquele jogo referente à terceira ronda, foi sancionado nos atermos do artigo 138º do Regulamento Desportivo da FAF, o árbitro principal José Álvaro Clemente Chitumba, com uma suspensão de 45 dias.

Por terem feito parte do referido quarteto como assistentes e quarto árbitro foram igualmente punidos Estanislau Guedes Muluta Prata, Pedro Nguelengue Alberto e Mauro Gabriel Lemos de Oliveira, respectivamente, com 30 dias de suspensão. Na mesma nota consta igualmente o nome do técnico Fernando de Jesus Dias Vieira, da equipa técnica do Recreativo do Libolo, a quem foi aplicada a sanção de 90 dias de suspensão e obrigado a pagar uma multa no valor de mil e setecentos e cinquenta dólares norte-americanos, à taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais e vigente na data de pagamento.

Por não ter ainda honrado com o segundo acordo celebrado com os técnicos Miller Gomes, Mateus Agostinho \"Bodunha\", Adilson Gomes e Luís Cruz e o Kabuscorp do Palanca, depois do primeiro que redundou em fracasso, o Conselho de Disciplina da FAF decidiu manter o impedimento imposto ao clube palanquino.    

REMARCAÇÃO

No comunicado consta igualmente a remarcação dos jogos do Girabola Zap em atraso referentes à quinta e à sétima jornadas, que envolvem as equipas do Recreativo do Libolo, Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA). Dessa forma, o duelo referente à quinta ronda do Girabola Zap, em que a formação do Cuanza Sul defronta o Interclube está remarcado para às 15H00 do próximo dia 26 de Abril, no Estádio de Calulo. Já com relação ao jogo da sétima jornada, em que o Libolo vai medir forças com o ASA, este está agendado para às 15H00 do dia 2 do próximo mês de Maio, no mesmo recinto futebolístico.

BENGO
Associação remarca
início do “Provincial”



O campeonato provincial de futebol unificado (sénior e juniores), previsto, inicialmente, para o último, foi remarcado para o dia 22 deste, por acordo mútuo entre a associação provincial de futebol (APF) e os clubes filiados. Em declarações à Angop, o presidente da APF do Bengo, Francisco Quizembe, disse que a decisão foi tomada numa reunião realizada terça-feira com as equipas que confirmaram a sua participação nas provas internas. O campeonato decorrerá no sistema de todos contra todos a duas voltas e contará com oito equipas, nomeadamente Domant FC, Académica do Panguila, FC 1 de Junho do Bengo e Kangombe FC, todas em juniores e sénior.

Pontualizou que a  desistência de alguns clubes nas provas internas da associação provincial de futebol do Bengo tem a ver com a situação financeira. A 1ª jornada conta com os jogos Académica do Panguila X FC 1 de Junho (sénior e juniores) e Domant FC X Kangombe FC (sénior e juniores).

O vencedor representará o Bengo no campeonato nacional do zonal de apuramento ao Girabola 2018. O Domant FC foi o vencedor do provincial de futebol no Bengo, em 2016, que contou com a participação de seis equipas, nomeadamente Cangombe FC, Domant FC, FC da Mabubas, Nova Geração, Compostela FC e Leões do Paraíso.