Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

FAFUSA avalia condições no Huambo

Pedro Augusto - 13 de Setembro, 2017

: Noé Alexandre fiscaliza preparativos para realização de nacionais no planalto central no próximo mês de Outubro

Fotografia: Pipas Contreira

O presidente de direcção da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), Noé Alexandre, e o secretário-geral do mesmo organismo, Eliseu Major, trabalham na próxima sexta-feira, na província do Huambo, com o objectivo de se inteirarem junto da Direcção local da Juventude e Desportos e da Associação provincial da modalidade (APFSH), das condições existentes para a realização dos campeonatos nacionais, em seniores, masculino (22º) e feminino (17º), aprazados para o período de 12 a 21 de Outubro. 

De acordo com o secretário-geral da FAFUSA, os responsáveis federativos vão aproveitar a estada no Huambo, para no mesmo dia, às 16h30, numa das salas do pavilhão Osvaldo Serra Vand-dúnem ou num dos hotéis da província, apresentarem à imprensa os troféus da competição.

"O presidente Noé Alexandre e o secretário-geral Eliseu Major viajam na sexta-feira  para a província do Huambo, em missão federativa. A viagem tem como objectivo saber junto da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, bem como da Associação local do futsal, como decorrem os preparativos para a realização em Outubro dos campeonatos nacionais, seniores masculino e feminino.  Vamos aproveitar igualmente a estada naquela região, para apresentarmos à imprensa, os troféus das referidas competições", disse.

A FAFUSA, à semelhança das épocas anteriores, vai premiar os três primeiros classificados das duas classes (masculino e feminino), as equipas fair play, melhores marcadores, melhor guarda-redes, melhores jogadores e melhor árbitro.Eliseu Major informou, que a direcção da FAFUSA pretende realizar um campeonato com 16 equipas, em masculino, e 12 ou 14 na classe feminina, emmoldes semelhantes aos "nacionais" do ano passado, na cidade de Moçâmedes, no Namibe.

"A nossa intenção é realizarmos um campeonato com 16 equipas, na classe masculina e 12 ou 14, em feminino. Ou seja, queremos organizar uma prova nos moldes do realizado no Namibe, no ano passado, e que foi um autêntico sucesso. Estamos a trabalhar para o efeito", referiu.

Os árbitros, que vão trabalhar nos campeonatos nacionais do Huambo, segundo ainda Eliseu Major, são os 12 que em Janeiro,  em Luanda, participaram e aprovaram nos testes realizados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
"Os árbitros, que vão ajuizar os jogos nos campeonatos nacionais, masculino e feminino, já estão escolhidos. São os 12 dos 17 que frequentaram e aprovaram no curso da FIFA, que decorreu em Janeiro, em Luanda", sublinhou.

ÁRBITROS FIFA
FIFA testa angolanos


Os três árbitros internacionais angolanos de futsal, nomeadamente, José Francisco (Benguela), Manuel Chandicua (Namibe) e José Pinheiro (Luanda) vão ser submetidos a testes no sábado, em Luanda, para renovação da carteira da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), soube o Jornal dos Desportos, de fonte federativa.

O secretário-geral da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), Eliseu Major, que prestou a informação ao nosso diário, disse estar confiante que os três árbitros angolanos vão manter-se com as insígnias da FIFA. "Os nossos árbitros internacionais têm tido excelentes prestações nas competições em que participam. Isso, é motivo para que fiquemos descansados, ou seja, acreditamos que os três (José Francisco, Manuel Chandicua e José Pinheiro) vão continuar a exibir as insígnias da FIFA), disse.

José Francisco (APFS Benguela), Manuel Chandicua (Namibe) e José Pinheiro (Luanda) fazem parte dos 12 árbitros seleccionados pelo Conselho de Arbitragem da FAFUSA, para os campeonatos nacionais em seniores, que se disputam de 12 a 21 de Outubro na cidade do Huambo.Os campeonatos nacionais de futsal podem ser disputados por 30 formações, 16 na classe masculina, e 14 na feminina.