Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

FC de Luanda tem tarefa facilitada

Augusto Panzo , em Benguela - 14 de Janeiro, 2017

Norberto de Castro defronta Académica

Fotografia: M.Machangongo

O Campeonato Nacional de Futebol de Sub-17 regressa hoje aos campos com a disputa da segunda jornada da série B, depois de ter observado uma pausa ontem, derivada da programação feita pela comissão organizadora.

O Sporting do Lubango defronta a formação do FC de Luanda, em partida marcada para as 7h00, no Estádio de Ombaka, partida essa em que os azuis e branco da capital são favoritos à conquista dos três pontos, depois da "surra" dada na ronda inaugural ao FC Nelson Mandela da Lunda Sul por 4-0.
Escola de Futebol Norberto de Castro e Académica do Lobito medem forças às 7h30, mas no campo do Electro Sport Clube do Lobito, enquanto o FC Nelson Mandela da Lunda Sul joga com os Brilhantes de Simulambuco, duelo agendado para as 7h00 no Estádio Municipal de Benguela.

Na primeira jornada a Académica do Lobito venceu o Sporting do Lubango por duas bolas sem resposta, os Brilhantes do Simulambuco perderam diante do Norberto de Castro por cinco bolas a duas, ao passo que o FC de Luanda cilindrou o FC Nelson Mandela por quatro golos sem resposta.

Por seu turno, o grupo A, cuja segunda ronda foi disputada ontem, observa folga hoje em cumprimento do esquematizado pela comissão organizadora da competição  futebolística relativo à categoria juvenil.

Nos jogos disputados ontem o Boavista FC de Benguela venceu o Domant FC por duas bolas a zero, o Electro do Lobito perdeu em sua casa por três bolas a uma, frente ao 1º de Agosto, enquanto a Academia de Futebol de Angola (AFA) venceu o Petro do Huambo por duas bolas a uma.


CAÇULINHAS  
Famosinho e Escorpiões
abrem Girabairro luandense


O movimento futebolístico nos bairros, distritos e municípios de Luanda, regressa hoje  de manhã, a partir das 8h30, com a abertura da 20ª edição do Girabairro/Taça do Presidente, em adulto, e a sexta em Caçulinhas.

A cerimónia de abertura das duas competições acontece no campo do Instituto Superior de Enfermagem, no Morro Bento, com o jogo entre o campeão em título Famosinho Escola FC do Cazenga e o Escorpiões da Boa-fé de Viana, em Caçulinhas.

A partida entre os miúdos do Cazenga e de Viana é antecedida do desfile das 1200 crianças dos 9 ao 12 anos de idade, em representação das 40 equipas de todos os municípios e distritos de Luanda.

O Domant FC com duas consagrações (2011 e 2013), Alegria do Povo Ilhéu (API) no ano estreia (2010), Aronds FC (2012), Guelson do Kilamba Kiaxe (2013) e Famosinho Escola FC do Cazenga (2016) já conquistar o título dos Caçulinhas do Girabairro/Taça do Presidente.

Em relação a competição em adultos, a mesma está programada para as 10h00, no mesmo recinto, com o jogo de abertura da 20ª edição, que conta com 1410 aletas em representação de 47 equipas.

Os Amigos do Maculusso, da Ingombota, é o campeão em título deste movimento futebolístico de bairros da capital, que é uma realidade desde à época 1997/9.

O Girabairro/Taça do Presidente nas categorias de adultos e Caçulinhas é uma organização do Movimento Nacional Espontâneo (MNE).