Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Ferroviário do Huambo faz estreia

Augusto Panzo - 16 de Julho, 2017

Clube do Planalto Central recebe esta tarde no seu reduto a formação do Victória Atlético da vizinha província do Bié

Fotografia: António Soares/ Ediçoes Novembro

Depois de uma prolongada ausência nas provas sob a égide da Federação Angolana de Futebol (FAF), a equipa do Ferroviário do Huambo regressa hoje na alta roda futebolística por via do Zonal de Apuramento, ao Girabola 2018. O clube verde e branco estreia-se hoje no seu campo, diante do Vitória Atlético do Bié.

O jogo é referente à segunda jornada do grupo B em que reserva igualmente a partida envolvendo as equipas da Casa Militar do Cuando Cubango e do Jackson Garcia de Benguela. O regresso da formação ferroviária à alta competição constitui por si só, motivo de regozijo para a população da província do Huambo, que vêm assim aumentado o leque de representantes da região nas provas oficiais da FAF.

Com a reintegração do Ferroviário, a província do Huambo passa assim a contar com três equipas nessas lides futebolísticas, depois do ressurgimento em 2009, da formação do Recreativo da Caála, a entrada do conjunto do JGM na presente temporada girabolística.
Além do representante do Huambo, o grupo B do Zonal de Apuramento ao Girabola integra ainda as formações do Jackson Garcia de Benguela, Evale FC do Cunene, Vitória Atlético do Bié e Casa Militar do Cuando Cubango. 

Essa série surgiu da fusão de dois grupos, constituídos por três equipas da série B e duas do grupo C, em função do diminuto número de formações apresentadas pelas Associações Provinciais de Futebol (APF) das diversas regiões do país, a fim de competirem nessa prova. Na primeira jornada deste campeonato, a equipa do Ferroviário do Huambo esteve de folga, por força da imparidade no calendário do grupo, facto que permitiu o adiamento da estreia daquele conjunto nada data do arranque da prova.     
AP

DOMANT FC
Técnico promete triunfo no Dande

 
O treinador do Domant FC do Bula Atumba, Francisco André "Kito", promete triunfar esta tarde, no Estádio Municipal do Dande, na recepção ao FC Ajuda Social da Lunda Sul, em partida referente à segunda jornada do Zonal de Apuramento ao Girabola de 2018.
A promessa foi avançada ontem ao Jornal dos Desportos pelo referido técnico, quando fazia a antevisão do aludido desafio, em que a formação do Bengo se apresenta pela primeira vez diante do seu público neste Zonal, depois de se ter deslocado a Cabinda na primeira ronda dessa prova.

"Nós vamos ganhar na garra, porque a motivação dos nossos jogadores é alta. Técnica e tacticamente estamos bem, tal como ficou demonstrado no jogo que fizemos em Cabinda, apesar de termos falhado em três ocasiões flagrantes, mas em termos defensivo pela estratégia que montámos a equipa cumpriu. Para este domingo (hoje) a situação será diferente, porque em casa mandamos nós", destacou.

 O seu optimismo baseia-se nas informações obtidas sobre o adversário, a quem diz jogar muito directo, sem rodar muito a bola no meio-campo além de ter um ataque muito perdulário. "Temos informações sobre a forma como essa equipa joga. É uma formação dotada de muitos jogadores experientes, maioritariamente provenientes da RDC e joga directo. Não gosta de circular a bola no meio-campo e o seu ataque é bastante perdulário, mas de qualquer maneira, é essencial ganharmos em casa. Um empate faz parte dos resultados possíveis, mas a nossa meta é mesmo ganhar", assegurou o técnico do Domant FC.

Nem mesmo a condição de líder do adversário faz temer o treinador, pois, a vontade de vencer fala mais alto. "Sabemos que o adversário é o líder do nosso grupo (B), facto que o fará vir para este jogo com muita motivação. Contudo, é ponto assente de que nós precisamos de vencer e essa vitória vai ser mesmo nossa", referiu Kito.                                                                                                                                                    
AP