Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Gelson enaltece parceria

Val?dia Kambata - 06 de Abril, 2017

Avançado do Sporting elogia direcção de Bruno de Carvalho pela abertura da Academia

Fotografia: M. MACHANGONGO | edições novembro

Jacinto Muondo Dala \" Gelson\" agarrou a chance que lhe foi concedida pelo Sporting B, tendo  marcado  sete golos em 10 jogos, quatro deles na goleada (5-1) de domingo passado, diante do Olhanense. O jovem atleta que mereceu destaque, na visita de Bruno de Carvalho a Angola, garantiu que está feliz  com a abertura de uma academia do clube leonino em Luanda.

\"Sinto-me  feliz por ver o Sporting abrir uma Academia em Angola. Penso que é muito bom não só para a Escola Norberto de Castro, como para o povo angolano, pois mais talentos vão sair daqui\", salientou .  Depois de alguma turbulência no começo da sua  \"aventura\" em terras lusa, o jovem  atleta formado no  Clube Desportivo 1º de Agosto garante que não foi fácil a sua integração no futebol português.

\"A adaptação não foi fácil, pois cheguei numa  altura que fazia muito frio e isso  afectou. Neste momento, as coisas  estão melhores e estou a trabalhar afincadamente  dentro da Academia do Sporting, que serve para todos que querem aprender a crescer\", referiu.

Quanto a diferença de treinamento, o avançado da equipa B de Alvalade diz que não difere daquilo que é feito no 1ºde Agosto. Porém, assegurou, o nível exigência  é maior. \"A grande diferença em relação ao nosso futebol é a exigência. Lá se puxa muito pelo jogador e posso dizer que em pouco tempo que estou lá já aprendi muito\", realçou.

Quanto  ao encontro com Jorge Jesus,  técnico principal  do Sporting , o menino de ouro da equipa B dos leões garante que foi muito bom. \"Quando chegámos no Sporting, eu e o Ary Papel,  tivemos contactos com Jorge Jesus. Recebeu-nos bem,  conversamos muito e nos incentivou; deu-nos palavras de conforto  e desejou-nos muita sorte, visto que não é fácil alguém de África  vir jogar na Europa, é necessário ter muito trabalho paciência\", disse.                         
VK

Parceria com Norberto de Castro
anula primeiro projecto em Viana

Com a inauguração na passada terça-feira, em Kapalanga, da Escola Academia  Sporting - Fundação Norberto de Castro, fica sem efeito a construção da Escola Academia Sporting de Viana, no Complexo do World Trade Center, que deveria  ficar concluída dentro de seis meses. A confirmação foi feita pelo presidente do clube leonino, Bruno de Carvalho, por altura da abertura da nova instituição.

"Este acordo substitui, sim, o acordo anterior. Esta é a escola que nos queríamos ter em Viana. Infelizmente aquele foi um projecto que não teve segmento e acabamos por fazer  aqui em Viana com a Fundação Norberto de Castro, com que  já tínhamos falado deste  o início do mandato", salientou.O complexo desportivo dos verde-e-branco em Luanda vai contar com dois campos de futebol e instalações de apoio e prevê a formação de jogadores e técnicos.

O projecto, orçado em 15 milhões de dólares (150 milhões de kwanzas), é uma iniciativa privada. A direcção do Sporting vai se responsabilizar pela parte técnica, infra-estrutura, bem como no dirigismo e apoio aos atletas, segundo deu a conhecer Bruno de Carvalho.

Quanto ao acordo com o 1º de Agosto e com o Recreativo da Caála, o presidente do Sporting foi peremptório: "continuam perfeitos, são estratégicos e vão continuar. São muito importante para  aquilo que foram os passos muitos sólidos e vão continuar. Aliás, estão aqui dirigentes  do 1º de Agosto e é para nós dois protocolos que são muito importantes.

Penso que brevemente, vamos dar mais passos com o 1º de Agosto e isto é sempre bom, reforçar os lanços com os dois clubes ", reforço. O tempo de duração do protocolo com a Fundação Norberto de Castro, de acordo com Bruno de Carvalho, é de cinco anos renováveis de forma automática.

SATISFAÇÂO
Geraldo valoriza parceria 

O internacional angolano Geraldo,  atleta do 1ºde Agosto formado na Escola Norberto de Castro, considera a parceria com o Sporting de Portugal como uma "mais-valia" para o desenvolvimento do futebol a nível da formação. "Eu vejo esta parceria bastante gratificante, não só para a escola, mas como para o país. Acredito que vai gerar muitos talentos.

Quando eu passei por aqui não tive esta oportunidade mas graças a Deus tracei um bom caminho para minha carreira", disse. O jovem atleta  que teve passagem pelo  futebol  brasileiro  recomenda aos  atletas  da  Académica do Sporting em Luanda  trabalho e dedicação e que aproveitem a oportunidade, dada a dimensão que o clube leonino tem a nível do mundo.

Aos  jovens que vão desfrutar  desta parceria, o  internacional angolano deixa um conselho. "Desejo muita coragem e dedicação, pois só talento não leva muito longe, tem que ser acompanhar com trabalho", disse.                            
VK