Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Gerson Emiliano brilhou na Rssia

31 de Dezembro, 2018

Contrariamente, as polémicas registadas internamente na última época, como a suspensão da árbitra Marximina Bernardo (3 anos), Paulo Talaia (85 dias), Rodrigo Aleixo (85 dias) e Bernardo Moreira (75 dias), a nível internacional o futebol nacional estve bem representado, principalmente, pelo assistente Gerson Emiliano, que esteve no Mundial da Rússia, e pelo árbitro principal Hélder Martins, que mereceu a confiança da CAF para apitar em determinadas competições.
A excelente actuação de Gerson Emiliano no jogo de estreia no Mundial da Rússia 2018, entre as selecções da Bélgica e do Panamá, referente ao Grupo G, fez com que merecesse mais oportunidades da parte dos homens da arbitragem da FIFA, na competição.
O árbitro angolano, no jogo de estreia, integrou o trio constituído pelo zambiano Janny Skazwe (árbitro principal, o carrasco do 1º de Agosto na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões Africanos) e o sul-africano Zakhele Siwela. O quarto árbitro foi o japonês Ryuji Sato.
Para o segundo jogo, Gerson Emiliano Rússia esteve no duelo Rússia - Croácia, disputado no estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, em que foi chefiada pelo brasileiro Sandro Rossi.
Gerson Emiliano esteve presente no Mundial de Clubes de 2016, no Japão, e no ano seguinte, participou no Mundial de Sub-20 na Coreia do Sul.
Além destas participações, o mesmo  marcou presença em dezenas de jogos, com as insígnias da Confederação Africana de Futebol (CAF), com realce para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2013, realizado na África do Sul.
Hélder Martins, por sua vez, esteve com boa prestação em diversos jogos continental, como a Liga dos Clubes Campeões, Taça da Confederação e Apuramento ao CAN de 2019.