Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Girabairro centraliza hoje atenes

16 de Dezembro, 2017

Popular torneio de futebol de bairro arranca hoje em Luanda

Fotografia: kindala Manuel | Edies Novembro

A III edição do torneio de futebol de bairro, denominado Girabairro, arranca hoje, no campo da Regedoria, município de Viana, com a disputa de jogos nas categorias de seniores e de caçulinhas.
O Recreativo da Paz vai defrontar o Clube Desportivo Romão do Zango, na abertura do torneio da categoria de formação, cuja partida está marcada para as 8H30´, no campo da Regedoria de Viana.
Duas horas mais tarde, isto é, a partir das 10H30´, a formação da Regedoria FC recebe a similar do Contemplante FC no mesmo recinto, em desafio referente ao escalão de seniores, conforme uma nota proveniente da coordenação provincial do Girabairro de Luanda, em posse do Jornal dos Desportos.
Para a edição do escalão seniores estão inscritas trinta e nove (39) equipas, ao passo que, na categoria dos Caçulinhas a comissão organizadora tem o registo de quarenta equipas.
Lançado em 1997, o torneio popular de futebol Girabairro é uma competição de carácter recreativo, que envolve a comunidade angolana em todas as idades, visando ampliar momentos de lazer para a população futebolística informal.
A prova contribui igualmente na redução da delinquência no seio da juventude, a camada mais vulnerável da população, com a descoberta de muitos talentos para a prática do futebol de alta competição.
As equipas do Reordenamento FC do Rangel e do Mucondo FC são as que mais títulos conquistaram nessa prova desde o seu surgimento, ambas com cinco cada, na categoria seniores, ao passo que o Domant FC com três e o a Sonils FC com dois, são as mais cotadas dessa prova na classe dos caçulinhas.
Depois de uma primeira edição de carácter experimental a nível de Luanda, o Girabairro ganhou muita adesão, ao ponto de se tornar num movimento futebolístico nacional de referência.

NOS SENIORES
Trinta e nove equipas
discutem o troféu


A XXIª edição do torneio Girabairro/Taça do presidente na categoria de seniores masculinos vai contar, esta época, com trinta e nove (39) equipas, agrupadas em três séries de dez equipas cada e uma com nove.
Na série A estão integradas as formações da Regedoria FC de Viana, Glória da República, Contemplante FC, Clube Desportivo e Recreativo do Maculusso, Mafas FC, Bravos do Prenda, Misto da Madeira, Bita Tanque FC, AC Milan e Ana Castro FC.
No grupo B pontificam os conjuntos da Sonils FC, Ajax FC, Camarões do Cazenga, Camuxiba FC, Limba 5 FC, Chimbibento SC, Ngoma Yetu, Vitória do Futungo, Atlético dos Megas e Vitória FC.
Na terceira série vão desfilar as equipas do Misto do Morro de Areia, Checkserv FC, Atlético do Morro de Areia, Estrela da Madeira, Belenenses FC, Colégio Mandumbo, Independente FC, Ajotal FC, FC Saber Andar e Peregrinos FC.
No último grupo, onde pontificam apenas nove conjuntos estão confirmadas as formações dos Escorpiões da Boa Fé, Aronds FC, CPL, Real do Luanda Sul, ZFC FC, Estrela Vermelha, Camubanga FC, Bazuka FC e FC do Mindef.                                                                 
De resto, as equipas do Escorpiões da Boa Fé, Estrela da Madeira, Colégio Mandumbo e ZTC FC estão entre as que mais vezes participaram no referido torneio, tendo inclusive algumas delas conquistado o título.                              
AP

CRESCIMENTO
Prova de Caçulinhas recebe novos inquilinos

A categoria dos Caçulinhas, hoje na sua sétima edição, vai contar com quarenta (40) conjuntos, com destaque para as formações dos Escorpiões da Boa fé de Viana e Domant FC, que são as mais representativas, com sete presenças cada.
Neste contexto, fazem parte do grupo A as equipas Romão FC do Zango, Fofoca United, Capalanga FC, FC Bola da Paz, Sport City FC, sem esquecer o já citado Escorpiões FC da Boa Fé, do município de Viana.
FC AF Ajuda 2, FC Já Sabe, Buita FC, Leon FC, Laly FC, Golf City FC e Talento do Misto do 1º de Agosto são os conjuntos que compõem a série B, ao passo que, o grupo C é composto por FC 28 de Setembro, Escolinha do Katinton, Talento do Katinton, RD do Katinton e Atlético de Luanda.
A série D integra os conjuntos do Famozinho FC do Cazenga, Escola FC 7 de Agosto, FC do Marçal, Escola de Futebol Kalawenda e Baila FC, enquanto o grupo E é composto pelo Chimbibento SC, Kandengues do Patriota, Kwakié FC, Góias SC, FC Vai à Lua, Camubanga FC, Artesanato FC, Contemplante FC, FC Dangereux e Ana Castro FC.  
Completam a fase de grupos as equipas do Clube Recreativo da Paz, Académica da FAPA, Desportivo da Paz, Escola FC da Sonangol, Barra FC, Domant FC e Formação JN da AFA, colocadas na Série F.
Destaca-se, nessa categoria, uma considerável presença de equipas estreantes, facto que  para além de alargar o leque de participantes ao torneio, ajuda a espevitar a concorrência pelo troféu.                               
AP