Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Governador garante apoio ao Desportivo

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 18 de Outubro, 2018

Joo Gonalves satisfeito com a abertura do Governo huilano ao futebol

Fotografia: Aro Martins | Edies Novembro

O governo provincial da Huíla vai apoiar o Clube Desportivo local, único representante da província no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, apurou o Jornal dos Desportos de fonte do grémio militar da Região Sul.
O JD apurou que o Governo da Huíla propõe-se em ajudar a direcção dos militares da Região Sul no pagamento dos prémios de arbitragem, treinos e jogos oficiais no Estádio Ferroviário da Huíla na época futebolística 2018/2019, assim como na importação do material desportivo retido em Portugal há mais de um ano, por falta de dinheiro.
O governador provincial da Huíla, Luís da Fonseca Nunes, efectuou há dias uma visita à formação Militar da Região Sul, em plena sessão de treino no estádio da Nossa Senhora do Monte, onde se inteirou das reais dificuldades do clube.A visita foi considerada histórica a nível do desporto huilano, porque nunca se constatou a presença de um governador em uma sessão de treinos de uma equipa, a fim de se inteirar da situação da mesma, bem como para dialogar com os dirigentes do clube.
O director administrativo do Clube Desportivo da Huíla, Ezequias Domingos, manifestou-se satisfeito com a visita do governador provincial e referiu que “transmitiu-nos que irá galvanizar a sociedade huilana, para apoiar a colectividade desportiva que, por sinal, é única que representa a província no Girabola Zap”.
“A visita é bem-vinda porque fazendo até um recuo histórico, nunca tivemos um governador que veio até aos atletas, à direcção do clube e conversar a fim de saber das reais dificuldades que o clube tem. Só por aí, já é uma grande vitória”, enalteceu.
Ezequias Domingos afirmou que foram apresentadas várias preocupações ao governador provincial da Huíla, Luís da Fonseca Nunes, numa altura em que o clube atravessa inúmeras dificuldades financeiras, para suportar a temporada futebolística de 2018/2019. Apontou que as preocupações apresentadas, referem-se ao estádio do Ferroviário da Huíla e a questão dos equipamentos que estão feitos em Portugal, mas que a direcção do clube tem algumas dificuldades em tê-los no Lubango, por questões financeiras. Informou, que o governador solicitou à direcção do clube a elaboração de uma informação geral sobre a actual realidade da agremiação e houve o compromisso de que, dentro das possibilidades, poderão equacionar.
 “Estou em crer que a ajuda poderá não ser financeira mas de serviços. Por exemplo, pagamento do material desportivo. É mais importante para nós ver, fundamentalmente, resolvida a questão do campo da Nossa Senhora do Monte e do estádio da Tundavala, pois são os únicos recintos com condições ideias. Então, estamos ansiosos e na expectativa que haja algo de bom para o Desportivo e para os adeptos”, disse.

 Visita á equipa militar
Presidente da APF elogia Luís Nunes

O presidente da Associação Provincial de Futebol da Huíla (APFH), João Gonçalves, destacou a visita do governador provincial, Luís da Fonseca Nunes, à equipa militar da Região Sul e referiu que, ao longo de muitos anos que está na região como desportista, principalmente ligado ao futebol, nunca tiveram uma abertura como a que se verifica agora.
“Devo dizer que estou bastante satisfeito, porque ao longo de muitos anos nesta província, sempre a par do desporto, em particular o futebol, nunca teve uma abertura como está que tivemos agora. Tivemos uma abertura muito boa.
 É a primeira vez que se vem visitar uma equipa de futebol a treinar, a falar com os dirigentes da equipa e com os dirigentes da associação provincial, e saber das dificuldades que o futebol enfrenta na província”, realçou.De acordo com o dirigente associativo, o governador provincial da Huíla deixou  esperança de que “teremos um apoio que nunca tivemos a nível desta província”.
“O novo governador provincial (Luís da Fonseca Nunes), deixou-nos a esperança de que dentro das disponibilidades do governo provincial, apesar das dificuldades em face a crise económica que temos, esperança de que teremos um apoio que nunca tivemos a nível desta província”, salientou.João Gonçalves acrescentou que, em relação ao Estádio Nacional Tundavala, o governador provincial deixou garantias que “há todas possibilidades de que vai ser reparado e estará em funcionamento dentro de um ano”.
O presidente da Associação de Futebol da Huíla (APFH) disse que com a garantia que a direcção do Desportivo local tem agora, no concernente ao apoio por parte do governador provincial, está convicto que as dificuldades vividas à época passada e noutras, este ano serão superadas.