Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Hlder Martins mostra prontido

06 de Dezembro, 2017

rbitro angolano pode desfilar no CHAN

Fotografia: Rogrio Tuty | Edies Novembro

O árbitro internacional angolano Hélder Martins foi um dos 44 homens do apito que no Cairo beneficiou entre os dias 27 de Novembro e 1 de Dezembro de um programa de treinos para oficiais de partida, para a fase final do CHAN que tem início em Marrocos no dia 13 de Janeiro, e que vai decorrer nas cidades de Casablanca, Marrakech, Tânger e Agadir.
Árbitros e árbitros assistentes escolhidos para o Campeonato Africano Total de Nações (CHAN) Marrocos 2018 declararam estar dispostos a atender às expectativas durante a edição do torneio do próximo ano, exclusivamente para futebolistas que jogam nas suas ligas domésticas.
O curso incluiu sessões teóricas que discutiram tópicos, como análise técnica e táctica do jogo, revisão de videoclipe, entre outros, e sessões práticas com jogadores que se realizaram no Centro Técnico da Associação Egípcia de Futebol.
 Os participantes também recorreram, extensivamente, ao uso do Video Assistant Referee (VAR) para serem experimentados pela primeira vez no continente durante o CHAN, e também foram submetidos a rastreio médico completo, para verificar o estado geral de saúde e a condição física.
 \"Os cinco dias proporcionaram uma grande oportunidade aos participantes, para aprimorarem as nossas habilidades para a competição do próximo ano. Estou muito convencido de que não decepcionaremos. A arbitragem é um aspecto evolutivo do jogo, que precisa de um refrescamento para ser inteligente, implementar uma abordagem táctica e ter uma boa antecipação - o que fizemos rigorosamente durante o curso intensivo \", disse o juiz angolano experiente Hélder Martins de Carvalho.
 \"Depois dos cinco dias de treinos intensivos, tenho certeza de que você está em condições para ter um bom desempenho durante o Total CHAN Marrocos 2018 e outros jogos e competições a nível local, continental e mundial\", afirmou Suleiman Hassan Waberi, presidente do Comité de Árbitros da CAF.
Para o árbitro malgaxe, Hamada Nampiandraza, \"foi um curso muito intensivo e importante como tal com a competição CHAN apenas algumas semanas.
Os jogadores estão a  preparar - se e os árbitros também devem fazer o mesmo, para atenderem às expectativas de todos. Estou optimista de que as lições das sessões teóricas e práticas sejam vitais para a entrega de árbitros no próximo ano \", revelou.
 O responsável de arbitragem da CAF, Eddy Maillet, expressou a satisfação com o resultado e o desempenho dos árbitros durante o curso, acrescentou que a lista final de funcionários em breve vai ser divulgada depois de uma avaliação crítica de cada participante pelos membros do Comité de Árbitros da CAF.