Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Hlder Teixeira satisfeito com atitude dos atletas

JLIO GAIANO, no Loboto - 25 de Janeiro, 2018

Estgio est a ser proveito para limar arestas e avaliar as performances dos atletas

Fotografia: Vigas da Purificao

O técnico do Progresso Associação do  Sambizanga, Hélder Mário Pedrosa Teixeira, manifestou-se satisfeito com a forma como se entregam os seus atletas nos treinos da pré-época que realiza na cidade do Lobito, por isso,  enalteceu a disponibilidade da direcção na cedência de condições para o efeito.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico fez alusão ao número de campos e de equipas, que se encontram a trabalhar em Benguela.
\" Está a ser bastante proveito, para se limar as arestas e avaliar as performances de cada atleta que temos à disposição, para perspectivar os desafios que se avizinham\", comentou.
O professor Hélder Teixeira revelou, que as equipas estão solidárias umas com as outras. Realçou a disponibilidade total na realização de \"jogos -treinos\", que espelha bem a qualidade e o ambiente de trabalho que encontrou no local do estágio, que de acordo com o programa de trabalhos tem o término previsto para 5 de Fevereiro.
\"A entrega dos jogadores é notória, pese embora, exigir da nossa parte um redobrar de esforços, de formas a manter em linha a observação da disciplina e ordem no seio do colectivo, acto compreensível dada a especificidade comportamental de cada indivíduo\", acrescentou.
Para o técnico do Progresso Associação do Sambizanga,  os resultados obtidos nos jogos -treinos não contam, apesar de servir para avaliar a mobilidade técnica e táctica dos jogadores, e perspectivar os desafios que se avizinham, isto, em função da entrega e maturidade que apresentarem diante das adversidades.
\"Estamos a realizar uma pré-época, uma espécie de um mini -campeonato, por isso, incutir já a cultura e espírito de conquista é o que se pede nesta fase de trabalho, apesar de não ser o principal objecto da equipa no estágio\", concluiu.
No estágio que realiza na cidade de Benguela, a formação sambila venceu dois jogos de controlo, com o 1º de Maio de Benguela (2-0) e com  a Académica do Lobito (1-0),  perdeu um jogo que realizou com o Sagrada Esperança da Lunda- Norte (0-1).
Na agenda estão por realizar os  jogos -treinos com o Libolo, Interclube de Angola, Domant FC do Bengo, Desportivo da Huíla e JGM do Huambo.

CENTRAL
Nandinho está motivado na equipa

O central de marcação que a direcção do Progresso Associação do Sambizanga  recrutou ao Interclube de Angola, manifestou-se feliz e seguro no seu novo clube, promete o máximo de si para ajudar a equipa a concretizar os objectivos preconizados pela direcção, equipa técnica e massa apoiante, para a campanha futebolista que se avizinha.
Fernando Jacinto Quissanga é o atleta de que se trata. Nas lides futebolísticas responde pelo nome de Nandinho. Com curta passagem pelo Kabuscorp do Palanca (foi o Interclube que o reabilitou), o jovem atleta garantiu ao Jornal dos Desportos, que a transferência para o Progresso do Sambizanga chegou em boa hora, a julgar pelas ambições pessoais que persegue no Girabola.
\"Encontrei um ambiente de trabalho dos melhores. O grupo é coeso e solidário. Reina  um o espírito de inter-ajuda entre os colegas, técnicos e dirigentes. Não tenho por que me queixar. Espero dar o máximo de mim para conseguir o espaço no plantel e tornar-me útil para ajudar a elevar os níveis de confiança do grupo de trabalho, que projecta uma campanha melhor que da temporada passada\", revelou.
Nandinho afirmou que o Progresso do Sambizanga é um clube de prestígio e fazer parte dele, constitui para um desafio e privilégio, pelo que promete não desperdiçar. \"Estão aqui bons jogadores e com muita qualidade futebolística; por isso, vai exigir de mim, empenho e dedicação na labuta. Sei que não vai ser fácil, porém, resta-me acreditar no meu potencial e seguir à risca as orientações tácticas e disciplinares arquitectadas pelo técnico ao longo dos treinos\".
O facto de estar a ensaiar muitos jogadores na sua posição, não constitui motivos de preocupação para Nandinho,  que garante ter força e ânimo suficiente para se impor e manter-se no plantel principal do Progresso. Garante que pode provar aos demais, que valeu  a pena, a aposta da direcção pelos seus serviços.
\"Confio nas minhas potencialidades e para tal, preciso de espaço para provar, isso mesmo. Por enquanto, estou a trabalhar e no fim cabe ao técnico tirar as ilações sobre o que valho, para o que constitui os intentos do clube para o GirabolaZap2018 e para a Taça de Angola\", comentou.
Para além de Nandinho, o professor Hélder Teixeira experimenta seis jogadores, no centro da defesa. Bugo Jazz que no 1º de Maio de Benguela, e nas outras equipas por onde passou (Desportivo da Huíla e Académica do Lobito) actuou como médio - trinco, é um dos oponentes que lutam pela conquista do lugar. De resto, não está fácil a concorrência, apesar, das garantias apresentadas por Nandinho. \"Confio nas minhas potencialidades \", rematou.     
JG.

TALENTOS
Jogadores juniores
reforçam o plantel


Um grupo de jovens talentos que foram recrutados nas escolas do Progresso Associação do Sambizanga  e de outras agremiações desportivas do país, estão a ser observados pela equipa técnica.
De acordo com o técnico Hélder Teixeira, apesar de apresentarem habilidades técnicas apuradas, os jovens precisam de atenção especial para  potenciá-los, para os próximos dois anos (ou menos do que isso), torná-los  mais-valia para o clube.
\"É um desafio, que nos comprometemos a enfrentar, aliás, consta da política definida pela direcção do clube, potenciar o plantel com a prata da casa. Por isso, não fugimos da realidade, daí, a razão de abraçar o desafio que consideramos gratificante, apesar das implicâncias que naturalmente possam resultar\", realçou o técnico que confirmou a integração dos jovens, Ayson Jorge e Vladimir.  \"Se a Académica do Lobita não precisar deles, nós precisamos e aqui estão para a devida observação\". 
A par dos juniores (não precisou nomes), estão a trabalhar sob às ordens do professor Hélder Mário Teixeira, os defesas, Lara (ex - 1º de Maio Benguela) Josimar (ex - ASA) e Nandinho (ex - Interclube Angola); os médios, Maria Pia e Bugo Jazz (ambos ex - 1º de Maio) e os avançados, Balakay (ex - Petro Luanda) e Candú (ex - 4 de Abril do Cuando Cubango).
O Progresso Associação do  Sambizanga  terminou o GirabolaZap de 2017 na 9ª posição, com 41 pontos, resultado não perspectivado pela direcção que almejava a conquista do quinto lugar. Desta vez, por razões financeiras, tudo indica que os intentos são modestos, passa pela manutenção na fina-flor do futebol nacional, pese embora, manter o cerne de disputa pela melhor participação de sempre. JG