Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Hoji ya Henda joga no Huambo

05 de Março, 2015

Grémio defronta velhas guardas

Fotografia: João Gomes

A equipa de futebol de velhas guardas, do Hoji ya Henda, disputa no sábado às 10h00, no estádio dos Kuricutelas, um jogo amigável com a  similar do Huambo, enquadrado na semana da mulher angolana e internacional.

O Jornal dos Desportos soube, do presidente de direcção do grémio luandense, Agostinho Neves António “Augusto”, que todas as condições estão criadas para que a equipa siga viagem amanhã de manhã para cidade do Huambo, por terra.  Agostinho António fez saber igualmente que a direcção das velhas guardas do Huambo garantiu a hospedagem da comitiva luandense, assim como a equipa está  preparada para o jogo de confraternização.

“O jogo que vamos realizar no sábado, no Huambo, com a equipa local, para além de homenagear as mulheres angolanas e de todo o mundo pela comemoração do 2 e 8 de Março, tem como objectivo estreitar as relações de amizade entre as nossas velhas guardas.  Estamos satisfeitos com a troca de intercâmbio e tudo vamos fazer para dignificar o convite.

A nossa viagem para o Huambo acontece na sexta-feira de manhã (amanhã)”, disse. A comitiva das velhas guardas do Hoji ya Henda, de acordo ainda com Agostinho António, vai ser formada por 25 elementos, entre jogadores, técnicos e dirigentes e vai ficar hospedada no Centro de Estágio do Petro Atlético do Huambo.

A composição dos kotas do Hoji ya Henda que viaja amanhã e no sábado mede forças com a similar do Huambo, é composta pelos seguintes atletas:
Gil e Mawaya (guarda-redes)- Firmino, Diferença, Toy, Gamarra, Lufemba, Pedro e Hélder (defesas)- Bany, Neves, Ândito, Gildo, Traoré, Patrick, André, Baloy, Roque e Paulino (médios)- Koé, Nené, Careca e Akwá (avançados). Fazem igualmente parte da caravana o técnico João Sobrinho e os dirigentes Mateus Júlio “Mantejin” e Vicente Capita. 

LUTO
Antigo atleta do Curtume FC
vai hoje a enterrar na Mulemba

O antigo jogador do Curtume Escola FC, Josimar Rosário, de 16 anos de idade, falecido na madrugada de terça-feira, no Hospital Josina Machel, em Luanda, onde esteve internado durante quatro dias, devido a ter sido mordido por um cão em casa, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Mulemba.

O jogador, que até o ano passado capitaneou a equipa do Curtume, após ter sido descoberto, dadas as suas qualidades, foi encaminhado para o Progresso do Sambizanga, onde trabalhava nas camadas juvenis sob batuta do treinador Janguelito.

O termo de responsabilidade entre os  progenitores e a agremiação sambila estava para ser rubricado, no dia em que Josimar conheceu a morte. O director técnico do Curtume Escola FC, Francisco André  “Kito”, não escondeu a  tristeza por perder quem ele considerava ser “um óptimo menino e um grande jogador”.

“Apostávamos muito no seu talento. Era um menino educado, estudioso com força de atingir grandes patamares no futuro. A  notícia apanhou-nos de surpresa e deixou-nos muito tristes. Agora temos de dar conforto espiritual aos familiares e rezar para que ele descanse em paz”, disse o dirigente técnico do Curtume. 
AVELINO UMBA