Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Hula acolhe nacionais em Agosto

GAUDNCIO HAMELAY | Lubango - 24 de Maio, 2018

O dirigente explicou, que em reconhecimento ao esforo que a provncia Hula est a fazer em prol do desenvolvimento da modalidade, em ateno ao nmero de praticantes e de clubes, a direco da Federao decidiu escolher as terras altas da Chela

Fotografia: JOS SOARES| EDIES NOVEMBRO

A XXIII edição do Campeonato Nacional de futebol de salão sénior masculina e XVIII em feminino, vão ser disputados entre os dias 13 e 23 de Agosto  na cidade do Lubango, província da Huíla, soube o Jornal dos Desportos do secretário -geral da Federação Angolana da modalidade (FAFUSA), Eliseu Major, que trabalhou há dias na referida província da Huíla, para se inteirar das dificuldades que a Associação e os clubes locais atravessam, assim como o desenvolvimento da modalidade na região.
O dirigente explicou, que em reconhecimento ao esforço que a província Huíla está a fazer em prol do desenvolvimento da modalidade, em atenção ao número de praticantes e de clubes, a direcção da Federação decidiu escolher as terras altas da Chela, para acolherem o 23º Campeonato Nacional sénior masculino e 18º feminino.
Confirmou, que a pretensão da Federação é que as duas provas decorram no período reservado as férias escolares do II semestre, e avançou que manteve um encontro com o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Joaquim Barbante Tyova, que aceitou a intenção manifestada pela FAFUSA. 
“Estamos a partilhar com os nossos filiados e os clubes, para ver se encontramos um entendimento relativamente à data. E, pelo que pareceu, embora não esteja caucionado pela direcção da Federação, temos uma data para a realização do campeonato. Assim, pode acontecer de 13 a 23 de Agosto”, asseverou.
Informou, que o campeonato provincial de futsal de Luanda está muito adiantado, assim como, o da Huíla.
Eliseu Major preveniu os demais clubes e Associações que queiram participar no próximo campeonato, a dar início às suas competições internas. Avançou, que no ano passado, 20 equipas masculinas competiram no \"nacional\" que se realizou na província do Huambo.
“A perspectiva, é que este ano, tenhamos mais equipas. Sou capaz de arriscar que vamos ter entre 24 a 26 equipas. Isso, vai fazer que alteremos o modelo de disputa. Já tivemos no ano passado 4 séries e este ano, podemos ter as mesmas quatro séries com um número maior de formações. Depois, veremos como fazer o enquadramento. A ideia é termos acima de 20 equipas”, citou.
De acordo com o secretário -geral da FAFUSA, o mesmo acontece na prova feminina, porque no ano passado não marcaram presença as províncias do Cunene, Uíge, Moxico e Lunda - Sul.
“Garanto que o Cunene este ano vem. Creio também que Uíge deve participar. Vamos ter entre 14 a 16 equipas femininas. Com excepção do Cuando Cubango e do Zaire, nas demais províncias já se pratica o futsal”, assegurou.