Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

IBPR coroa antigos guarda-redes

17 de Novembro, 2018

Mrio Correia da organizao

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

A Internacional Business Public Relations (IBPR), empresa de direito angolano, homenageia esta tarde, a partir das 15h00, no estádio dos Coqueiros, os guarda-redes \"luvas de ouro\" e o maiores defensores das balizas angolanas de todos os tempos, com a realização de um jogo entre a selecção de jogadores, que fizeram parte do combinado campeão africano de Sub-20, em 2001, na Etiópia,  diante de parte dos seleccionados que competiram no Campeonato do Mundo da Alemanha em 2006. 
Os organizadores da actividade, que vai já na sua terceira temporada, vai brindar os homenageados, segundo uma nota de imprensa chegada à nossa Redacção, com medalhas e um cheque a cada um (valor não especificado), com o objectivo de \"lembrar e valorizar esses bravos angolanos, que com sacrifício, dedicação e patriotismo em determinado momento da história do nosso desporto, transformaram-se em símbolos nacionais\".
A lista de homenageados é composta por 25 antigos guarda-redes, três dos quais, nomeadamente Marito, João Ricardo e Lamá, reconhecidos pelo contributo à Selecção Nacional.
A homenagem de honra caberá a Carlos Alberto Octávio \"Calabeto\", antigo guarda-redes do Ferroviário e da selecção nacional, de 84 anos de idade. 
A lista dos homenageados é a seguinte: Napoleão, Capeló, Tó Zé, Panzo, Simão do Interclube, Augusto  do Progresso Sambizanga, Rosinha, Maló, Madaleno, Tomás, Luís do Sporting e Lúcio (Luanda); Pinto Leite e Kiala (Benguela); Luvuana (Lunda Norte); Manecas e Carnaval (Huambo), Zé do Pau, Jaburú e Gamito (Huíla) e Suplex (Cabinda). O gesto da IBPR foi enaltecido pelo antigo guarda-redes da selecção nacional de futebol e do 1º de Agosto, Napoleão Brandão, que apelou a uma maior dedicação ao trabalho aos mais novos.