Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Jeremie pode falhar o CAN

Paulo Caculo - 25 de Maio, 2019

Jeremie Bela confessou recentemente estar a viver uma fase importante da sua carreira ao servio do clube espanhol

Fotografia: DR

O avançado angolano do Albacete de Espanha, Jeremie Bela, enfrenta um grande dilema, nesta sua primeira chamada à Selecção Nacional de honras, tendo em vista o CAN do Egipto, agendado para o período entre 21 de Junho e 19 de Julho, no Egipto. Depois de fazer parte da lista de pré-convocados do seleccionador Srdjan Vasiljevic, tendo em vista a Taça das Nações, o avançado pode anunciar a sua indisponibilidade para representar Angola na competição continental, em virtude de ter preferência em ajudar o Albacete a conseguir a ascensão à primeira Liga espanhola.

Segundo faz saber o jornal «Marca» na sua edição de ontem, o futebolista é uma das peças fundametais da equipa Castilla-la Mancha, facto que poderá influenciar na decisão de prescindir do CAN e permanecer em Espanha, para dar o seu contributo ao Albacete, que será obrigada a disputar os 'palyoffs' de qualificação à La Liga."Estou muito orgulhoso e grato pela chamada a Selecção de Angola, mas não posso deixar a minha equipa agora, temos a oportunidade de nos promover à La Liga e é muito emocionante, eu não posso ir. Não foi fácil decidir em que equipa jogar", esclareceu o avançado, citado pelo diário espanhol «Marca». 

Segundo consta, o jogador não previa, inicialmente, viver este cenário, já que antes da convocatória de Angola, o Albacete tinha fortes probabilidades de garantir o apuramento directo à primeira divisão, mas a derrota averbada frente ao Granada (0-1), no último domingo, complicou as contas da equipa.

"Agora tenho a cabeça totalmente focada na subida à primeira divisão. Por enquanto estou 100 por cento concentrado no Albacete e só penso na ascensão. Haverá tempo para falar sobre a selecção de Angola. Queremos alcançar a qualificação à primeira Liga espanhola e não quero distrair-me com outras coisas", esclareceu o jogador.

Num recente contacto mantido com o Jornal dos Desportos, via watsap, o futebolista havia manifestado a vontade de representar a Selecção de Angola, embora tivesse assegurado estar muito focado em ajudar o Albacete a subir de divisão. Na altura, havia fortes possibilidades do conjunto alcançar o feito, desde que vencesse o Granada.

A aproximação da data de disputa do CAN e da concentração dos Palancas para o estágio, em Portugal, colocam pressão no jogador.  O Albacete disputa os "play-offs" de qualificação, entre os dias 19 e 23 de Junho, e a selecção viaja ao Cairo, Egipto, palco da Taça das Nações, a 20 de Junho próximo.Jeremie Bela confessou, recentemente, estar a viver uma fase importante da sua carreira ao serviço do clube espanhol, onde assume o desafio de continuar a confirmar os créditos que o apontam como goleador, actualmente com 9 golos.

SELECÇÃO NACIONAL
Pré-seleccionados submetidos a exames

Sessões de exames médicos, na Clínica Sagrada Esperança, antecedem o plano de preparação da Selecção Nacional, visando a disputa da Taça das Nações Africanas (CAN).Os exames, iniciados na última quinta-feira, encerram apenas na próxima terça-feira, altura em que serão submetidos à avaliação médica  os atletas  Ndulu (Desportivo da Huíla), Paizo, Macaia, Massunguna, Mabululu, Show, Toni Cabaça e Isaac (1º de Agosto). Estão a ser observados, nesta primeira fase, os atletas Eddie Afonso, Herenilson, Wilson, Landu, Ndulu e Chico. 

A selecção tem concentração agendada para o Hotel Samba, quarta-feira, às 18h00, devendo a viagem para o estágio em Portugal acontecer no dia seguinte, ou seja, no próximo dia 30.Os palancas cumprem em Portugal um curto estágio de preparação, de, aproximadamente, um mês. A viagem da selecção ao palco do CAN, está agendada para dia 20 de Junho, mas antes disso, o conjunto nacional deve defrontar os Camarões, depois do embate amigável com a Guiné Bissau, marcado para o dia 10