Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Jogadores angolanos sindicalizados

Valdia Kambata - 17 de Janeiro, 2019

Com a intenção de  velar pela situação dos futebolistas, durante e depois do término da carreira, está em vista a primeira  Assembleia  Constituinte  do Sindicato dos Futebolistas Angolano (SIFA). De acordo com Igor do Nascimento, membro da comissão instaladora, tudo esta ser feito para  que, no próximo mês, se possam eleger os corpo gerentes que vão dirigir o sindicato nos próximos quatros anos.
\"Estamos  organizados para, no período de interregno do Girabola Zap, realizarmos a nossa Assembleia Constituinte\", disse.
Desde o dia  20 de Dezembro passado, já fizeram a sua inscrição 80 atletas, entre os que  jogam  no nosso campeonato e  no estrangeiro, como é o caso do capitão dos Palancas Negra, Mateus Galiano, que actua no Boavista de Portugal, e o ex-futebolistas e capitão da selecção nacional  Akwa.
O actual integrante e responsável do SIFA (Sindicato dos Futebolistas  Angolano)  louva a  adesão do atletas. \" Felizmente, muitas atletas estão aderir  ao Sindicato,  o que mostra uma certa maturidade por parte dos actuais e ex-atletas, que vêem o Sindicato como um órgão  de mediação dos seus problemas \" .
O SIFA tem como principal propósito defender e promover  os direitos  e garantias  laborais  do jogador e a promoção de diálogo social. Por esta razão, os  jogadores  filiados terão assessoria  jurídica  e fiscal, aconselhamento financeiro,  formação profissional , protecção social  e saúde.

PARCERIAS
Devido aos vários problemas  que têm surgido, entre clubes e atletas, Igor Nascimento deixou claro que há diálogo aberto entre o Sindicato e outras estruturas ligadas ao futebol. \" É bom dizer que o Sindicato não pretende ser um órgão de conflitos, pelo contràrio, é  para ajudar a promover o desenvolvimento do futebol nacional, disse .
\"E nisto, a FAF , APF e  clubes são nossos parceiros.  Neste momento, escrevemos para todos clubes da 1º divisão, no sentido de darem-nos a conhecer  os atletas dos referidos clubes  e explicar os nossos propósitos. Estamos à espera das respostas, para então trabalharmos juntos\", acrescentou.
O  Sindicato dos Futebolistas  Angolano pode contar  com apoio  do Sindicato dos Futebolistas  de Portugal  e da nossa União dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), segundo aquele dirigente .O Sindicato de futebolista de Portugal é o nosso principais  padrinhos, tem ajudado na concretização  dos nossos projectos. E a UNTA também nos ajudou  na revisão dos estatutos, plano de acção, regimento eleitoral  e na estruturação do SIFA\", explicou.
Grato com tido isto, Igor Nascimento, agradeceu  aos organismos  que se juntaram a causa, na defesa  dos direitos dos futebolistas. \" Agradecemos também ao Ministério da  Juventude e Desportos e à direcção do Estádio 11 de Novembro, pela cedência  de um  espaço onde funcionará a sede do SIFA\", rematou.