Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Jovem goleador sonha com relvados da Europa

05 de Novembro, 2018

O jovem Ferreira Almeida \"Momenga\" é o nome de mais um talento com futuro promissor. Aos dez anos, prendia a admiração dos mais velhos, no areal do bairro Catinton. Hoje, com 15 anos, o jovem é a principal atracção e motivo de conversa dos adeptos, na escolinha de formação “Suka &Reis”, ao Patriota.
É o melhor marcador do Provincial de sub-17, de Luanda, com 27 golos, em 18 jornadas. O jovem atleta conquistou a admiração e o carinho dos adeptos do futebol, nos campos em que jogou e demonstrou as suas habilidades.
Coube ao ex-futebolista Suka, enquanto técnico da formação da escola de futebol com o seu nome, descobrir o jovem. O antigo jogador do ASA e do Sagrada Esperança da Lunda - Norte, soube da fama do petiz e apressou-se em saber as razões por que Momenga era muito falado no Catinton.
“Foi o professor Suka que me recebeu, aqui na escola de futebol, e me acompanha na minha formação como futebolista. Antes, jogava na areia, no meu bairro, mas nunca pensava pisar um relvado”, confessou Momenga.
A sua história confunde-se com a  de tantas outras, no mundo do futebol. De uma família sem grandes recursos, acredita que tem no futebol a tábua de projecção para alcançar o êxito e proporcionar aos pais, outras mordomias.
“O futebol sempre foi o meu sonho. Desde criança, quando ia dormir, sonhava com uma bola,  a jogar na rua. Várias vezes fugia das obrigações que tinha, para ir jogar a bola com os meus amigos”, contou o jovem promissor, que desde muito cedo descobriu o gosto pela bola.
\"Quis ser sempre futebolista e quando era mais pequeno, gostava de jogar na rua, com os meus amigos. E, hoje, ainda sonho em ser um grande futebolista a nível internacional. Quero, também, jogar na Selecção de Angola”, disse ambicioso em relação ao futuro.
Momenga recorda-se, também, da admiração dos adultos do seu bairro, por causa da forma como driblava os adversários, em campos improvisados com balizas feitas de pedras ou latas, nos areais do bairro Catinton.
\"Fui muito bem recebido na Suka &Reis e devo agradecer ao professor Suka, pela dedicação, carinho e atenção que dá a todos nós. Agradecer, também, ao nosso presidente da escolinha, o Tio Reis, por nos ajudar a alimentar o sonho de ser um dia um grande futebolista”, referiu.
O jovem talento não esconde a enorme satisfação, pelo facto da oportunidade de constar de um grupo de jogadores seleccionados pelo técnico Suka, na categoria de sub-17, para disputar o campeonato provincial de Luanda. ^
A conquista do título de campeão, representou o culminar de um ano positivo, em que foi capaz de contribuir  para a concretização dos objectivos. \"Sinto-me feliz, por ser campeão de sub-17, em Luanda. Foi um campeonato difícil, conseguimos os nossos objectivos.

“Espero ser um bom atleta”

Aos 15 anos, Momenga carrega no subconsciente o sonho de realizar uma carreira, ao mais alto nível no futebol europeu. Confessa ser o principal foco, tão logo atinja a idade de seniores. “Quero jogar, um dia, na Europa. Admiro muito o futebol europeu, as equipas, os jogadores e as condições”, revelou o “puto”, um admirador confesso de Messi.
“Espero ser um grande futebolista. Sei, que não é fácil atingir esses patamares, mas com a ajuda do professor Suka, acredito que um dia venha a ser um grande jogador de referência”, afirmou.
Momenga fala da formação que recebe, na escolinha de futebol Suka  &Reis, com um brilho nos olhos. Elogia a paciência do treinador, mas destaca o grande contributo do presidente da escolinha, que tudo faz para que nunca falte água e lanche aos atletas, durante os treinos e jogos. 
“Acho, que nasci para o futebol. Quero dar muitas alegrias aos meus pais e à minha família", acrescentou o talento promissor. A sua habilidade com a bola nos pés impressiona. A sua capacidade de finalização ajuda a perceber, como o seu futuro pode ser brilhante.
“Não falto aos treinos e procuro cumprir com as orientações dos professores, que nos aconselham também a ter Deus acima de tudo. Rezo todos os dias. Tenho trabalhado muito com o professor Suka e espero nunca fazer que se entristeça comigo”. PC

“Estamos 
a descobrir 
bons talentos ”

Suka não esconde a enorme satisfação, pelo facto de partilhar os seus conhecimentos com quase uma centena de jovens  da escolinha, no Patriota. 
“Digo, sempre, aos meus jogadores, que temos de acordar todos os dias e agradecer a Deus por nos proporcionar saúde e talento. Este projecto Suka &Reis nasceu com objectivo de formar futebolistas para o futuro do futebol angolano. Não tem sido fácil, porque infelizmente as pessoas ainda não acreditam que o sucesso do futebol depende do trabalho, que se faz na base”, alertou. 
“Por isso, tenho de agradecer, também, o grande apoio do senhor Reis, o presidente da escolinha, para tudo isso ser possível. Sem ele, muito dificilmente conseguíamos juntar este grupo de futebolistas e desenvolver este trabalho aqui na Suka &Reis. ”, disse.
Garantiu, por outro lado, que o talento de Momenga deve ser aproveitado no futuro. PC