Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Kabuscorp abre "oficinas" em Janeiro

Augusto Panzo - 18 de Dezembro, 2012

Kabuscorp do Palancas est a criar condies para comear a preparar nova poca

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Kabuscorp do Palanca prevê abrir as oficinas a 10 de Janeiro, seguindo depois para Benguela onde pretende realizar a primeira fase do estágio, etapa que vai prolongar-se até final do mês, disse Bento Kangamba, presidente do clube, em conferência de imprensa de apresentação do técnico. A segunda etapa de preparação da temporada começa no início de Fevereiro em Portugal onde o Kabuscorp permanece até meados do mês, devendo a apresentação do plantel ser feita em Luanda a 23. A escolha de Portugal como palco de preparação para o Girabola de 2013, em detrimento da África do Sul, que tem sido o local preferido do Kabuscorp nos últimos anos deve-se ao facto de, na mesma altura, decorrer o CAN de 2013.

A direcção do clube pondera enfrentar dificuldades no que toca à disponibilidade de campos para a realização de treinos e a falta de equipas com as quais possa efectuar jogos amistosos. Edouard Eranosyan Antranik, novo treinador da equipa, tem como preocupação imediata o ajuste do plantel ao seu sistema de jogo. Para isso tem visto alguns vídeos dos jogos em que a sua equipa esteve envolvida. “Vou estar em Angola para dirigir a equipa técnica do Kabuscorp com muita força. É a minha profissão e, por isso, tenho o dever de mostrar trabalho.

Ajustar o plantel ao meu sistema de jogo é a minha primeira tarefa. Já estou a ver alguns vídeos dos jogos da temporada que terminou há pouco”, disse o novo treinador dos palanquinos. O Kabuscorp conta com os reforços de Gerson Cadete “Nuno” e Isaac Tarataku “Papi”, saídos do Atlético Sport Aviação (ASA), Discotte Mbuta Mbala, do Atlético Desportivo do Namibe, Adawa, do Recreativo do Libolo, Nelito Ndombele “Yanick”, ex-Sporting de Cabinda, Messi Lenge Lubanzadio e Basawula Mudumbula Guellor, dois jogadores procedentes de equipas da República Democrática do Congo. A equipa prescindiu dos préstimos de Milex, Kalobo, Pataca, Lelo, Buzin, Bokungu, Sawú, Tchicuma, Ndó, Cláudio Borges e Hugo, alguns dos quais representaram as cores daquele emblema nos últimos três anos de forma consecutiva.

BRAVOS DO MAQUIS
Santana assina
por duas épocas


O avançado Santana Carlos vai representar nos próximos dois anos a formação do FC Bravos do Maquis. Dispensado do Petro de Luanda, o atacante vai relançar a sua carreira no Moxico. O melhor marcador do Girabola de 2010, com 20 golos, foi preterido do clube do Eixo Viário devido os baixos níveis apresentados na época finda. Apostado em formar uma equipa forte e competitiva, o técnico Zeca Amaral não deixou “escapar” o experiente atacante para reforçar o seu plantel, e ajudar os maquisardes a alcançar os primeiros cinco lugares do próximo Girabola. É a primeira vez que Santana Carlos e Zeca Amaral vão trabalhar juntos, e o técnico tenciona tirar o máximo de rendimento das potencialidades do avançado, que este ano marcou apenas um golo na sua ex-equipa. Para a próxima temporada, os maquisardes contrataram igualmente Zé Kalanga, Enoque, Totó, Avex, Savané, Ndó, Paizinho, Bota e Anastácio, atletas experientes e com um conhecimento do nível competitivo da prova .  Jorge Neto