Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Kabuscorp vai jogar nas Afrotaas

Betumeleano Ferro - 06 de Junho, 2019

FAF aguarda pela resposta da equipa de Bento Kangamba

Fotografia: Jos Cola | Edies Novembro

A direcção do Kabuscorp do Palanca "comprometeu-se verbalment", em participar na edição 2019/2020 da Taça da Confederação, revelou ontem ao Jornal dos Desportos um dirigente da Federação Angolana de Futebol "FA".
A nossa fonte assegurou, que a federação aguarda que os palanquinos confirmem, por escrito, a presença nas Afrotaças da próxima época, sendo que o órgão reitor da modalidade tem até ao dia 30 do corrente, para inscrever os representantes angolanos nas duas provas continentais.
A presença do Kabuscorp nas competições africana, segundo nos foi informado, de modo algum fere a medida que lhe foi imposta pela FIFA. O nosso interlocutor argumentou, que não há necessidade para outros tipos de leitura no gesto da federação, em notificar o clube, para saber, se está ou não interessado em ir às Afrotaças.
"É nosso entendimento que o Kabuscorp pode participar em qualquer prova continental, desde que preencha os requisitos. A sanção da FIFA é clara demais e não há razões para especular, pois, a decisão da FIFA, não suspende o clube das suas actividades desportivas", esclareceu.
O clube palanquino foi rebaixado para a segunda divisão, mas a fonte do JD assegurou, que estar numa prova inferior de modo algum pode servir de justificativa, para impedir que um clube participe nas provas africanas.
"As equipas da segunda divisão também têm o direito de disputar uma prova continental, não é a primeira vez que isso vai acontecer, então, se quiser, o Kabuscorp pode participar na Taça da Confederação", garantiu.
A FAF vai adoptar uma atitude de espera, para que a equipa do Palanca reúna todo o seu expediente administrativo e entregue dentro dos prazos estabelecidos. "Até agora, temos uma posição favorável da parte deles, querem participar na Taça da Confederação", garantiu
"O mais importante é que estamos a espera, que nos enviem, por escrito, uma carta de confirmação. Este é um requisito que tem de ser preenchido por todos os clubes que vão às Afrotaças. Além da carta, vamos aguardar também que nos enviem a lista dos atletas a inscrever", afirmou.
O JD soube, que a FAF apenas na terça-feira, dia 4, recebeu da CAF a notificação oficial, que dá conta de que, na edição 2019/2020 das Afrotaças, o futebol angolano vai ter quatro representantes, dois na Champions e igual número na Taça da Confederação. Todos os apurados já foram contactados pela federação, mas a última palavra é sempre dos clubes,
"A federação só se limita a aguardar por uma resposta positiva ou negativa das equipas, pois, elas é que têm de nos dizer se querem participar. Mesmo se não querem participar também é necessário um documento por escrito, como fez o Desportivo da Huíla", esclareceu.
Ao mesmo tempo em que aguarda pela confirmação definitiva do Kabuscorp do Palanca, o órgão reitor do futebol nacional enviou, por escrito, um convite ao Interclube de Angola, para preencher a vaga do desistente Desportivo da Huíla na Taça da Confederação.
A nossa fonte explicou, que a escolha pelos polícias tem a ver com a posição na classificação final do Girabola. "É a equipa que vem imediatamente a seguir. Já cumprimos com à nossa parte, mas temos de esperar até que eles nos mandem um documento oficial, a dizer que aceitam participar", afirmou.
O prazo de inscrição finaliza a 30 do corrente, mas a federação anseia ver o 1º de Agosto e Petro de Luanda, na Champions; Kabuscorp do Palanca e, eventualmente, o Interclube de Angola, na Taça da Confederação, a serem diligentes para facilitar o processo de inscrição.
"O Conselho Técnico é o único órgão da FAF, que tem a responsabilidade de interagir com a CAF. É verdade que o sistema agora permite fazer tudo digitalizado, mas é necessário que os clubes entreguem tudo com antecedência, para facilitar o trabalho final da federação, verificar os documentos antes de mandar para a CAF", finalizou.