Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Kito Ribeiro define plantel

Avelino Umba - 01 de Fevereiro, 2017

A equipa técnica considera pode ter um plantel equilibrado em todos os sectores para a próxima temporada futebolistica

Fotografia: José Cola

A equipa do Progresso do Sambizanga que estagia no Lobito sob a liderada pelo treinador Kito Ribeiro vai definir já na próxima sexta-feira, o plantel base a utilizar na jornada inaugural do Girabola Zap 2017 diante do Petro Atlético.

Quando está a dois dias do fim do estágio pré-competitivo a equipa técnica, a julgar pelos indicadores técnicos, físicos e tácticos que tem evidenciado, considera pode ter um plantel equilibrado em todos os sectores e, por esta razão, mostra-se satisfeita com os níveis de evolução dos jogadores em cada treino e esperam um plantel com boa prestação no campeonato.

Por esta razão, o jogo de sexta-feira, o ultimo para o fecho do ciclo de estágio de preparação diante dos polícias que também preparam a nova época em terras das Acácias Rubras, pode ter um cariz especial para os dois planteis, embora com objectivos diferentes no campeonato, sendo sambilas para os três primeiros lugares e o Interclube na luta para o título.

O Jornal dos Desportos apurou as duas equipas amistosos vão dar mais tempo de jogo aos futebolistas que acham serem potenciais titulares, para que comecem a ganhar ritmo e o entrosamento necessário, e também para se definir já a equipa base, em função das observações feitas nos amistosos anteriores já disputados.

SEM EFEITO
O jogo que o Progresso Sambizanga deveria disputar hoje, a parir das 8h00, no estádio da Catumbela, com a formação do Recreativo da Caála, naquele que seria openúltimo amistoso no estágio que realiza desde 16 de Janeiro, no Lobito , visando época futebolística que se avizinha, ficou sem efeito, pelo facto de a equipa do Huambo ter optado por regressar ontem à tarde à sua província.  

Assim, a equipa técnica escolheu a equipa do África Têxtil para o penúltimo teste, que acontece amanhã, às 8h00, no estádio do União da Catumbela. 
Em seis amistosos já disputados, o Progresso Sambizanga venceu quatro e empatou dois, sendo com Jakson Garcia, po 3-0; Kabuscorp do Palanca, 3-0; Recreativo da Caala, 2-1 e Sagrada Esperança 2-0. Empatou com Flamingos da Caponte do Lobito, uma equipa do Provincial, por 3-3,  e com a Académica,  por 2-2.

ONTEM
Ataque e defesa
em dupla sessão


Os sambilas realizaram ontem duas sessões de treinos, sendo a primeira de manhã, a partir das 8h00, e a tarde, às 16h00 no seu local de trabalho, estádio da Catumbela.

Nos dois períodos a equipa técnica comandada por Kito Ribeiro deu particular atenção aos aspectos defensivos sem descurar o ataque, duas sessões em que mais uma aproveitou observar os jogadores nas jogadas  ofensivas e ofensivas.

A equipa está confiante e pensa tirar o máximo de rendimento diante do hoje no jogo com Recreativo da Caála e com com o Interclube na, sexta-feira, para o fecho do estágio de preparação.

Neste momento, a condição física dos jogadores já começa a ficar ao nível pretendido,  por isso, alegra equipa técnica que na quinta-feira passada passou a contar com os regressos do guarda-redes Nyame Patrick e o meio campista Serge, vindos dos seus países.

LESÕES
Tshabalala em recuperação
Celso curado já trabalha


O avançado sambila Tshabalala que desde o início de preparação da época iniciada a 26 de Dezembro com apresentação do plantel e da equipa técnica em Luanda, continua  a realizar tratamento médico no Lobito.

O reforço vindo da Académica  de Lobito, contratado para ajudar a equipa a atingir os seus objectivos, teve um entorse no peito de pé direito derivado por um colega, numa sessão de treino.

De lá para cá o jovem nunca mais esteve no seu melhor estando sob controlo médico. Feitos os exames mais profundos, determinou-se que o jogador está com uma fissura no segundo dedo do pé direito e, em função disso, na passada segunda-feira foi-lhe aplicado gesso no pé. Se por um lado a recuperação Tshabalala tarda a chegar já o mesmo não se fala de Celso que já está recuperado e a trabalhar com o conjunto sem limitações.

O médio centro esteve a contas com uma lesão no tornozelo direito contraído no terceiro jogo amigável, com o Kabuscorp do Palanca,  onde teve um choque com um contrário. Neste jogo os sambilas derrotaram os palanquinos, por 3-0.
AU