Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Luanda forma mais árbitos

Betumeleano Fer?o - 28 de Fevereiro, 2017

APF de Luanda enriquece o seu quadro na temporada com jovens juízes

Fotografia: Santos Pedro

A Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL) vai passar a contar com mais de 30 novos árbitros. O Conselho Provincial de Árbitros (CPA) da APFL está a ministrar um curso de arbitragem, com 50 candidatos, dez são do sexo feminino, revelou ao Jornal dos Desportos,  Manuel Francisco, um dos prelectores do evento.

A grande ambição do CPA é renovar os quadros, com a entrada de novos juízes, a intenção é que iniciem a actividade no começo da nova época, marcado para 18 de Março. \"O nosso objectivo principal é que  entrem em acção, no campeonato provincial, a nossa ideia foi coincidir a realização do curso, de 26 de Fevereiro a 10 de Marco, com o início do provincial\", assegurou.

Todos os candidatos a árbitros \"foram recrutados nos Institutos Médios de Luanda\", revelou Manuel Francisco. O CPA estabeleceu vários critérios, o da escolaridade vai ao encontro de uma das grandes preocupações manifestadas pelo presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), Mário Jorge Fernandes, de querer ver os árbitros nacionais a aumentar o nível académico.

O curso de arbitragem da APFL visa formar novos árbitros, mas Manuel Francisco gostava de ver os juízes de Luanda a comparecer na sede da Associação para também participar das aulas. \"Este, é o nosso grande desejo, alguns já são internacionais, não deixam de ser da província, então seria bom se viessem prestigiar o curso, seria muito bom para os candidatos ver na sala algumas das referências da nossa arbitragem\", argumentou.

O CPA da APFL conta no elenco com várias gerações de antigos árbitros,  mesmo assim, pediu a parceria do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola algumas das aulas, todas com a duração de 45 minutos, a serem ministradas por membros do Conselho Central.

Além de dar a oportunidade aos membros do Conselho Central de dar aulas aos 50 candidatos, o CPA também achou apropriado convidar o comentarista da arbitragem Dionísio de Almeida, uma referência da arbitragem angolana, um dos primeiros internacionais da história do nosso futebol, para apresentar no dia 7 de Março o tema \"Relação entre os árbitros, comissários e a imprensa falada e escrita\".

Todas as aulas do curso são ministradas no período da tarde, hoje, é dia de folga, curiosamente, a única prevista, e retoma amanhã com a abordagem de um único tema: \"Relação árbitro, treinador, comissário, dirigentes e o perfil do árbitro durante o jogo\", a cargo de Manuel Francisco. O curso está programado para ter aulas teóricas e práticas.

Os recursos visuais, e vídeos, vão ser usados para ajudar os candidatos a ver o ponto de vista correcto no julgamento de lances, que muitas vezes geram polémicas dentro e fora do relvado.  Os testes físicos foram guardados para o derradeiro dia do curso, e vão ser realizados a 10 de Março, às 6h00 no Estádio da Cidadela.