Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Lunda destaca presena das seleces regionais

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 14 de Setembro, 2019

Hula, entre outros recantos, a organizao reservou o dia para uma pausa na competio, devendo reatar amanh.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director Provincial do Gabinete da Cultura Turismo Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, sublinhou na abertura da I Edição do Torneio Regional Universitário sénior masculino e feminino de futebol salão que decorre de 11 a 17 do corrente mês, na cidade do Lubango, alusivo ao dia do Fundador da Nação e Herói Nacional, Dr. António Agostinho Neto, que se assinala na próxima terça-feira, em todo país, que o desporto universitário faz parte da política de massificação desportiva do sector que dirige.
“Nós queremos que as nossas províncias tenham cada vez mais pessoas que estudem, porque soubemos que o desporto tem um tempo de vida muito curto, mas que no desporto universitário consiga sair grandes futuros futebolistas a despontar quer em feminino, quer em masculino”, apontou.
O dirigente enalteceu a presença das três províncias Huambo, Huíla e Namíbe, e espera que entre as equipas masculinas e femininas, vençam os melhores. “Para mim, todos já são vencedores pelo facto de terem vindo e tirado um pouco do vosso tempo para se socializarem. Jogar bem e fazer aquilo que gostam, representar as instituições universitárias a que pertencem neste evento desportivo”, destacou.
Pediu aos estudantes universitários a fazerem jus ao pé para demonstrarem que sabem jogar futsal. “E não se esqueçam de que vocês são estudantes e podem apostar no desporto por ser também uma ferramenta importante que tem futuro”, garantiu.
A prova que disputa-se no Pavilhão Multiuso de Nossa Senhora do Monte, cumpre hoje o primeiro dia de pausa e conta com as formações femininas do Pólo Universitário do Namíbe, Instituto Politécnico Independente Cristo Rei, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (Isced), Instituto Superior Politécnico Independente Tundavala (ISPIT).Já em masculino, lutam pelo primeiro troféu do torneio o Instituto Superior Politécnico Independente Cristo Rei Instituto Superior Politécnico Independente do Huambo, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (Isced), Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla e o Pólo Universitário do Namíbe.
O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta e apuram-se para as meias-finais os quatro primeiros classificados que jogam no sistema cruzado (isto é o primeiro joga com o quarto e o segundo classificado da fase de grupo com o terceiro. Os finalista disputam o titulano marcada para o Dia 17 de Setembro.
Para proporcionar as caravanas participantes um passeio turísticos na Fenda da Tundavala, Monumento do Cristo Rei, Serra da Leba, Cascata da Huíla, entre outros recantos, a organização reservou o dia para uma pausa na competição, devendo reatar amanhã.