Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Lundas prevêem melhorias

Paulo Caculo - 01 de Abril, 2017

Director desportivo do Progresso da Lunda Sul acredita que a equipa vai melhora a sua posição

Fotografia: M. Machangongo

O director desportivo do Progresso da Lunda Sul, Floriano Aníbal \"Quipossoa\", afirmou ao Jornal dos Desportos que a última posição, que ocupam na tabela de classificação do Girabola Zap, não reflecte a qualidade e o potencial granjeado na competição nacional.

O dirigente da agremiação de Saurimo admitiu que o plantel vive   uma fase menos boa, mas estão a trabalhar para ultrapassarem estas dificuldades, por isso, contam com a entrega e a dedicação de todos quanto se revêm no projecto desportivo da direcção do clube.

\"A equipa vai voltar a ser aquela que sempre habituou desde que ascendeu ao Girabola. Estamos na sétima jornada e ainda há muitos jogos pela frente. Os nossos  adeptos devem manter a calma e compreensão, porque é necessário sabermos apoiar o clube nos momentos mais difíceis\", suplicou.

Reconhece que a prestação é preocupante, ainda assim, pede serenidade. \"É bem verdade que estamos mal classificados, mas não podemos esquecer que o futebol é uma ciência hoje estamos mal, mas amanhã podemos estar muito melhores\", perspectivou.

Dada a actual situação da equipa no campeonato, Floriano Quipossoa sublinha ter sido fundamental o apoio e a presença permanente do presidente António Jamba nos treinos da equipa, facto que considera estar a contribuir para elevar os níveis psicológicos do grupo.

Em vésperas de um desafio importante, frente ao 1º de Maio de Benguela, referente à oitava jornada, equipa que luta pelo mesmo propósito na prova, o objectivo é vencer para elevar os níveis de motivação do grupo.

\"É importante que os adeptos venham apoiar a equipa, inclusive nas sessões de treinos para ajudar a motivar os jogadores. Felizmente, temos um presidente e vice, sempre presentes e têm batalhado muito para que nada falte à equipa. Tenho a máxima certeza que vamos chegar ao momento das vitórias\", assegurou o director desportivo do lundas.

TREINADOR

A saída de Paulo Figueiredo do comando técnico da equipa chegou a provocar alguma celeuma, sobretudo, pela forma como foi anunciada. O director desportivo do Progresso da Lunda Sul esclareceu ao nosso jornal, que a direcção não tinha perspectiva de afastar o antigo capitão dos Palancas Negras da liderança da equipa-técnica e a sua saída foi a seu pedido apanhando todos de surpresa.

\"Não esteve nos planos da direcção do clube afastar o professor Paulo Figueiredo. Ele é um quadro técnico interno do clube e ficámos surpreendidos quando o treinador disse ao presidente que colocaria o seu lugar à disposição.  A direcção em nenhuma momento teve a intenção de tirar o treinador, como se fez crer em alguns órgãos de comunicação social\", esclareceu.



EMPRÉSTIMO
Cinco jogadores
deixam plantel


O plantel do Progresso da Lunda Sul vai prescindir de cinco atletas e ceder à outros clubes a título de empréstimo. De acordo com Floriano Aníbal \"Quipossoa\", a saída destes jogadores não invalida a responsabilidade da direcção com o pagamento das luvas e salários, bastando aos clubes interessados o pagamento dos prémios de jogos.

 \"A última palavra será do professor Albano César, mas a principio temos cinco jogadores que devem ser cedidos por empréstimo. Acredito que por não conseguirem uma adaptação ao futebol da equipa e ao modelo de trabalho somos forçado a prescindir dos seus préstimos, mas a decisão final será do treinador\", avançou.

Revelou que não obstante a dispensa deste atletas a direcção vai honrar os seus compromissos. \"Podem sair do plantel o Nelasta, Paulino Pedro, Fernando Fonseca, Projecto e o Victor, cinco jogadores que, mesmo sejam cedidos por empréstimo, mas a direcção não deixará de pagar os salários\", precisou.

\"Temos todas as condições necessárias para que possamos fazer uma época semelhante a do ano passado”,destacou o dirigente.

Floriano Quipossoa garante que o plantel é composto por 30 atletas, nomeadamente Wilson, Guilherme e Dié, os Bodunha, Vali, Lopes, Mik, Fukiamuana, Chileshe, Cabibi, Jack, Sténio, Projecto, Fernando, Yuri, Gaúcho, Feião, Hervé Ndonga, Dié 2, Garcia, Nelasta Edgar, Rei David, Bebé, Barrezó, Kebé, Leonel, Tchitchi, Capuco, Paulino Pedro, Dany e Cami.