Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Makanga apresentado em Cabinda

Joaquim Suami , em Cabinda - 19 de Maio, 2017

André Makanga, foi apresentado oficialmente ontem, como novo técnico do FC de Cabinda

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico André Makanga inicia com os trabalhos de pesquisa de novos jogadores para o plantel no dia de 1 de Agosto, mas, antes, o novo viaja para capital do país onde vai manter contactos com responsáveis de alguns clubes de Luanda para aquisição de jogadores e, depois, viaja para Portugal com o mesmo propósito.

O objectivo principal da direcção do FC de Cabinda e dos dois empresários, nomeadamente Raul Tomas e Jorge Oliveira, que assumiram em apoiar financeiramente o clube é ver o técnico a fazer uma reorganização técnica e de encontrar os melhores jogadores para colocar agremiação na primeira divisão.

Durante a cerimonia de apresentação do técnico André Makanga, o presidente do FC de Cabinda, José Ngoma Puati, disse que depois de vários anos de procura de patrocinadores para sustentar o clube, encontrou \"com a ajuda de Deus\" dois empresários angolanos que manifestaram a vontade de tirar o FCC da situação em que se encontra.

\"Dois homens movido de sentimento  humano e de boa-fé que prontificaram-se em tirar o nosso clube em estado em que se encontra. Eles manifestaram-se em ajudar o FC de Cabinda a voltar a jogar em competições oficiais, por isso, estamos aqui a apresentar o novo técnico que vai ter a missão de colocar a equipa no patamar que merece\", disse.

O dirigente referiu que, com o André Makanga no comando técnico do FC de Cabinda, o futuro da formação azul e branco será melhor. Afirmou, para tal, que a direcção a possui algumas condições técnicas que vão permitir o novo treinador iniciar com os seus trabalhos.

\"Temos objectivos claros a atingir, primeiro, o técnico deve fazer uma reorganização, aliás, já temos algumas condições técnicas para ele poder trabalhar num período de três anos, segundo, é de voltar a dar a vitalidade ao clube para participar nas provas oficiais\", disse.

A direcção do FC de Cabinda, segundo o mesmo,  já liquidou uma parte da divida do jogador brasileiro, Marlon, e nos, próximos dias, o problema será resolvida na totalidade junto do agente do atleta via FIFA para que o FCC possa voltar a competir sem sobressaltos. 

\"VAMOS TRABALHAR\"
O novo técnico do FC de Cabinda, André Makanga, mostrou confiante em fazer um excelente trabalho nos Leões do Norte, fruto da experiência que adquiriu anos que vestiu camisolas de vários clubes europeus e do médio oriente.

O treinador referiu que conta com o apoio da direcção, dos dois empresários do clube e da massa associativa para que o seu projecto seja concretizado.

\"A equipa não tem equipa sénior, por isso, vamos trabalhar para refazermos tudo de inicio para que possa dignificar o FC de Cabinda. Agora, pelos anos que joguei e pela experiencia que adquiri como jogador, tenho bagagem suficiente para fazer um excelente trabalho no FCC. Sei que não vai ser fácil, mas, com a ajuda de todos tudo será mais simples\", concluiu.

André Makanga, como jogado,r evoluiu, em Portugal, nas formações de Arrifanence, Vida Novanence, Salgueiros, FC do Porto, Alverca, Vitoria de Guimarães, Academica de Coimbra e Boavista, na Turquia, jogou no Gaziante Sport, no Kuwete, militou no Kuwet Sport Clube, e no Qatar, jogou no Chamal Clube.