Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Mambrôa conquista torneio no Bié

Jos? Chaves e S?rgio V.Dias, no Cuito - 09 de Maio, 2017

Grémio do Huambo derrotou (5-4) na final o Petro do Huambo na marcação de grandes penalidades

Fotografia: José Cola| Edições Novembro

A equipa do Mambrôa do Huambo conquistou o quadrangular de futebol organizado pela direcção do Sporting Clube Petróleos do Bié, ao vencer domingo último, no jogo da final, disputado no Estádio dos Eucaliptos, o Petro Atlético do Huambo, por 5-4, na marcação de pontapés de grandes penalidades.

O vencedor do torneio precisou do recurso às grandes penalidades, após empate a três bolas verificado no final dos 90 minutos regulamentares do desafio. Para chegar à final o Mambrôa ultrapassou o Sporting do Bié, aniversariante, igualmente na marcação de grandes penalidades, depois do empate a duas bolas, no jogo disputado sábado. A turma do planalto central foi mais eficaz ao concretizar três penalidades, ao passo que formação leonina apenas conseguiu visar a baliza adversária por duas ocasiões.

O Petro de Huambo, por seu turno, desfeiteou o Vitória Atlético Clube do Bié, por duas bolas a uma, demonstrando, em consequência disso, maior eficácia no duelo. Em função do desfecho verificado nos quatro jogos do torneio, o Mambrôa do Huambo ocupou o primeiro lugar, o Petro o segundo, o Sporting do Bié o terceiro e o Vitória Atlético Clube quedou-se no quarto e último posto.

A comissão organizadora premiou os três primeiro classificados do quadrangular com troféus. O director-geral do Mambrôa do Huambo, António Sayombo, mostrou-se satisfeito com a vitória obtida pela sua equipa e louvou a iniciativa do Sporting do Bié em realizar o torneio.  “Estamos felizes pela vitória neste torneio e louvamos a iniciativa da direcção do Sporting Clube do Bié”, disse.

O coordenador dos escalões de formação do Petro do Huambo, Nelito Constantino, por seu turno, reconheceu o empenho da sua equipa e felicitou o Mambrôa pela conquista do quadrangular, considerando-a de “grande vencedora do torneio”. Paulo Jorge Capama, presidente de direcção do Sporting do Bié agradeceu a presença dos clubes convidados e afirmou que o torneio de futebol vai ter uma periodicidade anual.

O quadrangular de futebol enquadrou-se nos festejos dos 102 anos da fundação do Sporting do Bié, assinalados a 3 de Maio.
JOSÉ CHAVES E SÉRGIO V. DIAS, NO CUITO.


FUTSAL - HUÍLA
Desportivo da Chela
comanda provincial


A formação do Desportivo da Chela assumiu no domingo a liderança do Campeonato Provincial de Futebol de Salão da Huíla, ao vencer no pavilhão anexo de Nossa Senhora do Monte, a Geração Futsal, por 4-3, no jogo da 6ª jornada da competição.

O Desportivo da Chela soma 16 pontos, mais um que a Geração Futsal e que a União Desporto Amizade (UDA), que derrotou a Associação Cristã, por 2-1, enquanto as Estrelas do Palácio bateram o Grémio Usoko, por 4-3, continuam em quarta posição, com 13 pontos.

A Excelência Futsal venceu o Exército da Região Militar Sul, por 7- 5, e está na sexta posição com sete pontos, o Clube de Amigos cilindrou a UDA Clã, por 7-6, e mantém-se em quinto lugar com oito.

O Clube de Amigos e a União Desporto Amizade (UDA-Clã) são os últimos classificados, com três e sem pontos. O campeonato tem como o melhor ataque,  o da formação do Desportivo da Chela com 47 golos, a melhor defesa, a da Geração Futsal com 18 golos sofridos, e o melhor marcador, Bartolomeu Mode, da equipa Excelência, com 12 concretizações. A prova está a ser disputada no sistema  todos contra todos, à duas voltas, por dez equipas. A Geração Futsal é a detentora do título.