Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Man e Felito divergem no clssico

Paulo Caculo - 06 de Abril, 2019

Antigas glrias do Petro e do 1 de Agosto na anteviso ao clssico de amanh fazem recurso ao momento das equipas

Fotografia: Jos Cola | Edies Novembro

As antigas estrelas do futebol angolano, Mané Vieira Dias e Félix Pascoal \"Felito\", antevêem um clássico entre Petro e 1º de Agosto de forma distinta. Os ex-craques petrolífero e militar divergem em relação ao favorito à vitória no jogo de amanhã e à conquista do título nacional, por defenderem pontos de vistas diferentes. 

 Se, para o ex-petrolífero Felito, a história do clássico de domingo dependerá muito da sorte e de como ambas as equipas abordarão a estratégia do adversário, já para o antigo atleta dos militares, Mané, o desfecho da partida aponta para um triunfo do 1º de Agosto, justificando o actual momento que atravessa o Petro.

 \"Vai ser um jogo bastante difícil, visto que as duas equipas estão empenhadas na conquista do título. Acredito que a questão do estresse pode ser um problema que vai complicar as duas equipas, embora o 1º de Agosto tenha vantagem nos jogos entre si e o Petro tem andado atrás do prejuízo\", adiantou-se a esclarecer Felito, para em seguida acrescentar:

 \"Mas acredito que não existem jogos iguais. O Petro tem, ainda, dois jogos em atraso e o 1º de Agosto está na frente do campeonato, portanto, acho  que quem vencer o jogo e cometer menos erros será a equipa que ganhará o jogo\".

 A questão do favoritismo, para Mané Vieira Dias, deve ser atribuída ao 1º de Agosto, justificando ser a equipa que melhor nível e estado de forma tem apresentado os seus atletas. Admite que o Petro vive um período conturbado, sobretudo após a demissão de Beto Bianchi, facto que considera estar a ser espelhado com os últimos resultados menos conseguidos.

 \"O 1º de Agosto é o grande favorito á vitória neste jogo. O Petro não tem estado muito bem, tem perdido muitos pontos e a equipa revela uma certa intranquilidade psicológica também, pois basta olhar para os últimos resultados. Acho que Vamos assistir a um jogo, com maior tendência atacante para o conjunto militar\", disse.

 Mas a opinião de ex-craque do 1º de Agosto não é aplaudida pelo antigo médio do Petro, que considera haver \"divisão na questão do favoritismo\", porque \"as duas equipas têm capacidade\"  e jogadores seleccionáveis na selecção.

 \"Será um jogo em que haverá grande disputa quer no meio campo como na defesa. O Petro tem um novo treinador, que está a dar continuidade à filosofia de Beto Bianchi e o 1º de Agosto com Dragan Jovic começou um pouco mal e melhorou muito e, nesta fase do campeonato, tem feito muitos golos.  Mas tudo dependerá também da sorte das equipas\", afirmou Felito.

 Ambos acreditam, por outro lado, que tudo pode acontecer nesta questão do título, sobretudo caso o Petro vença domingo o 1º de Agosto e conquiste os três pontos nos jogos que tem em atraso. 

 Mané não tem dúvidas de que caso o 1º de Agosto vença o clássico de amanhã fica mais confortável para acreditar nos festejos do título, porém Felito admite que o Petro tem pecado, sobretudo nos desafios com estas equipas que não são do seu campeonato. \"O 1º de Agosto tem sabido aproveitar melhor esta questão dos chamados «pontos fáceis»\", asseverou.

 De resto, quer Mané Vieira Dias quanto Félix Pascoal \"Felito\" acreditam que os adeptos terão a oportunidade de assistir a um grande espectáculo de futebol, entre as duas melhores equipas do Girabola Zap.

 \"Os meios campos serão fundamentais na decisão do jogo. O Petro tem um meio campo com Manguxi, Job, Além, e o 1º de Agosto, com Macaia, Show, Ari Papel, e acredito que esta qualidade em cada um dos sectores das equipas vai ajudar a contribuir para o espectáculo. O Petro e o 1º de Agosto têm bons laterais que atacavam bem e, no ataque, o 1º de Agosto tem Mabululu, enquanto o Petro conta com o Tiago Azulão. Acho que o espectáculo está garantido e o público não vai perder\", rematou Felito.