Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Meias-finais hoje definem finalistas

Augusto Panzo - Benguela - 22 de Janeiro, 2017

Competição observa pausa amanhã e terça-feira para repouso

Fotografia: Jornal dos Desportos

As equipas do 1º de Agosto, Académica do Lobito, Academia de Futebol de Angola (AFA) e do Norberto de Castro compõem o quarteto do qual sai o campeão da segunda edição do campeonato nacional de futebol em Sub/17. Conforme o emparceiramento estabelecido para as meias-finais, entram hoje em campo com a missão de alcançar o passe para a final da competição.  O conjunto militar, vencedor da primeira fase do grupo A, defronta a formação do Norberto de Castro, do Huambo, segundo colocado da série B, na que será a primeira partida dessa fase de eliminação directa.

O desafio realiza-se a partir das 15h00 de hoje, no Estádio do Buraco, arredores da cidade do Lobito, duelo em que se espera por uma considerável presença de espectadores, em virtude  ser disputado num domingo, dia de descanso para quem trabalha no sistema normal.

Na outra meia-final, agendada igualmente naquele recinto desportivo da vila portuária do Lobito,  a ser disputada duas horas mais tarde, concretamente a partir das 17h00, a equipa da Académica do Lobito joga com o conjunto da Academia de Futebol de Angola (AFA).

Essa é a partida que vai arrastar  muita gente ao Estádio do Buraco, devido ao envolvimento  do conjunto da Académica, o clube do coração de quase todo o lobitanga, que vai aproveitar para matar uma tarde dominicana com espectáculo de futebol.

Depois dos jogos referentes às meias-finais, a competição vai observar  uma pausa de dois dias, designadamente, nos 23 e 24, período que a comissão organizadora achou por bem conceder um repouso aos jogadores, com o propósito de retemperar energias  para os jogos das classificativas e da final, a serem disputados na manhã e na tarde do dia 25 do corrente.

Até à entrada da penúltima fase da prova, a formação da Académica do Lobito foi a mais concretizadora da competição, com 26 golos apontados, assim como o seu jogador foi o melhor marcador durante esse mesmo período, com 27 tentos rubricados. Quanto ao negativo, a equipa dos Brilhantes do Simulambuco, de Cabinda, que também foi integrante da série B, foi o conjunto que teve a defesa mais batida.


ELIMINADAS
Equipas eliminadas de regresso a casa


As equipas participantes ao nacional de futebol de Sub/17que  não se  apuraram para as meias-finais, começaram a abandonar a cidade de Benguela, desde sexta-feira, de regresso às respectivas províncias, onde os petizes almejam reencontrar os familiares, depois de 15 dias ausentes do seio familiar.

Apesar de ser confrangedor para alguns jogadores, por não conseguir o objectivo almejado, o facto da participação na prova deu outro alento, permitiu conhecer áreas que não esperavam ver tão cedo.

Tomemos como exemplo, os casos dos jogadores da equipa dos Brilhantes do Simulambuco, de Cabinda, bem como os do FC Nelson Mandela, da Lunda Sul, em função das dificuldades existentes na transição, que exige que escalem Luanda, para depois rumar às suas províncias.