Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Melhores do ano so premiados esta noite

PAULO CACULO - 16 de Dezembro, 2017

Carlos Alves um dos homenageados da noite de hoje .

Fotografia: CONTREIRAS PIPA| Edies Novembro

Vinte e cinco (25) ex-futebolistas que marcaram a história do futebol angolano serão homenageados hoje pela Federação Angolana de Futebol (FAF), durante a cerimónia de atribuição do \"Prémios Palancas Negras\", a decorrer hoje à noite, às 19 horas, no Centro de Conferências de Belas, no Futungo.
De acordo com Daniel Mendes, director executivo da Gala, o evento reserva muitos atractivos, desde a sessão cultural ao momento de premiação das figuras que estiveram em destaque durante a época futebolística de 2017.
\"Durante a gala vamos homenagear 25 figuras do futebol angolano que marcaram o histórico do futebol pelas diversas razões. Será uma noite de inúmeros atractivos, pelo que, devemos agradecer os apoios que tivemos por parte dos nossos parceiros\", disse o responsável pela organização da primeira Gala do futebol em Angola, durante a conferência de imprensa, realizada ontem no Hotel de Convenções Talatona.
Entre as grandes referências que serão alvos de homenagem, realce para os inquestionáveis Domingos Inguila, Manecas Leitão, Dionísio de Almeida, Carlos Alves, Daniel Ndunguidi, Osvaldo Saturnino \"Jesus\", Rui Gomes, Julião Dias, e só para citar estes.
Disputam o prémio de Melhores do Ano em 13 categorias os seguintes concorrentes: António Dungula, Hélder Martins e Pedro dos Santos (Melhor Árbitro do Ano), Bastos, Evandro Brandão e Gelson Dala (Melhor Jogador do Ano na Diáspora), Jerson Emiliano, Judith Mestre e Júlio Lemos (Melhor Assistente do Ano), Bobó, Geraldo e Tiago Azulão (Melhor Jogador do Ano), Kabuscorp, Petro de Luanda e 1º de Agosto (Melhor Claque do Ano)  e Caporal, Chow e Vá, na categoria de Jogador Revelação do Ano.
Serão igualmente galardoados na mesma Gala o Melhor Dirigente do Ano, cujos concorrentes são Carlos Hendrick, Osvaldo Van-Dúnem e Tomás Faria, Treinador do Ano (Agostinho Tramagal, Beto Bianchi e Dragan Jovic), Melhor Clube do Ano (Petro de Luanda, 1º de Agosto e Sagrada Esperança), Melhor Escola de Formação do Ano (Académica do Lobito, AFA e 1º de Agosto), Melhor Guarda-redes do Ano (Gerson, Neblú e Yuri), Melhor Golo do Ano e Onze Ideal do Girabola Zap, estas duas últimas categorias cujos vencedores serão conhecidos no decorrer do evento.
A Gala de entrega de prémios tem por objectivo reconhecer os fazedores do desporto Rei e será animada pelos músicos Edizila, Puto Português e Mago de Sousa, com transmissão em directo na Televisão Pública de Angola, TPA Internacional e RTP Play. 
PC