Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Militares arregaçam as mangas

Jorge Neto - 15 de Fevereiro, 2017

O ambiente na formação militar é de confiança num desfecho airoso

Fotografia: José Cola

O técnico principal do 1º de Agosto, o bósnio Dragan Jovic, orientou ontem a equipa depois de estar ausente do país durante uma semana, devido ao falecimento da mãe, na sua terra natal. O técnico vai sentar-se no banco de suplentes no domingo, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, na recepção ao Kampala City Council FC do Uganda, desafio a contar para  a segunda "mão" da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos, da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

O técnico desfalcou a equipa nos dois primeiros jogos oficiais da presente época, nomeadamente, na conquista da Supertaça no desafio com o Recreativo do Libolo, por 1-0, e na derrota diante da formação ugandesa na última sexta-feira, por 0-1, em Kampala. No treino matinal de ontem, no campo do ex-RI20, os campeões nacionais trabalharam na recuperação física, além das sessões técnico - tácticas. A correcção dos sistemas de jogo dominou a preparação com a habitual peladinha com o grupo repartido em dois.

A jogar em casa, diante do seu público, o conjunto militar tem a responsabilidade de fazer uma reviravolta na desvantagem que traz da primeira "mão", onde perdeu por margem mínima, e durante a semana de preparação vão socorrer-se de vídeos para estudar o adversário, que se apresentou forte, mas ao alcance dos rubro - negros.

O ambiente que se vive no seio dos jogadores agostinos é de total confiança na passagem desta eliminatória, mas reconhecem que para isso têm de dar o máximo, para atingir o seu objectivo. Por ficar em branco, e sofrer um tento, as perspectivas são boas para a formação do rio seco, que busca os melhores caminhos para chegar com sucesso à baliza do Kampala City Council FC.

Em relação aos três jogadores que falharam, por lesão, a deslocação a Kampala, o guarda-redes Guelor, Diogo Rosado e o guarda-redes Dominique, recuperam de forma satisfatória e podem ser opções da equipa técnica para o desafio de domingo.

MÉDIO E AVANÇADO
Macaia e Rambé
falham desafio


O médio central Macaia e o avançado caboverdiano Rambé, o mais recente reforço contratado pelo 1º de Agosto, estão fora das contas de  Dragan Jovic para o jogo de domingo, por não estarem inscritos nas Afrotaças. Os dois jogadores são "cartas fora do baralho", só podem estar aptos para jogar caso os campeões nacionais consigam o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Macaia foi contratado ao Benfica de Luanda,  numa altura em que o conjunto militar já tinha enviado a lista dos jogadores que compõem a equipa nesta competição, mas jogou na Supertaça diante do Recreativo do Libolo. Quanto a Rambé chegou a acordo  com o emblema rubro - negro, depois de encerrar o período para as inscrições de atletas, ou seja, na semana que antecedeu o jogo da primeira "mão" com o Kampala Ciyu Council FC.

O médio central Macaia foi um dos esteios do meio -campo na formação agostina, no desafio da Supertaça, jogou como titular durante 90 minutos, adaptou-se bem ao esquema táctico da equipa, e pode ser uma baixa naquela zona do campo. Em relação a Rambé,  treinou no campo do ex-RI20,ontem  pela primeira vez, com os novos colegas.             
JN