Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Misso difcil

Pedro Augusto - 10 de Outubro, 2019

Militares reencontram TP Mazembe e tricolores o Mamelodi Sundowns na Champions

Fotografia: M.Machangongo / Edies Novembro

As formações do 1º de Agosto e do Petro de Luanda já conhecem os seus adversários da presente edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos. O sorteio realizado ontem à noite, na sede da Confederação Africana da modalidade (CAF), no Cairo, Egipto, colocou militares e tricolores nos grupos A e C, respectivamente, e vão defrontar alguns "colossos" do continente.
O sorteio, entretanto, colocou o campeão em título, Esperance de Tunis, fora do alcance dos angolanos, na referida fase da competição, mas não impediu com que o actual vice-campeão africano, Wydad de Casablanca, e o todo-poderoso TP Mazembe, cinco vezes campeão da Liga, cruzassem o caminho do Petro de Luanda e do 1º de Agosto. 
O 1º de Agosto, campeão nacional, que reencontra o penta campeão africano TP Mazembe (RD Congo), vai igualmente medir forças com as formações do Zesco United (Zâmbia) e o vencedor da eliminatória entre o Zamalek do Egipto e o Generation Foot do Senegal. 
O Petro Atlético de Luanda, por sua vez, "caiu" no grupo do Wydad Atlético Clube de Casablanca (Marroco), vice-campeão africano da última temporada, equipa orientada tecnicamente pelo antigo treinador do 1º de Agosto, Zoran Maki, que na época de 2018, chegou e foi eliminado nas meias-finais pelo Esperance de Tunis. Os tricolores vão defrontar também o Mamelodi Sundowns (África do Sul) e o União Sportive Médina da Argélia (U.S.M.A). 
Pelo potencial dos adversários a defrontar, o sorteio não foi "santo" para os embaixadores angolanos na Champions africana. Quer o 1º de Agosto, quer o Petro de Luanda, vão medir forças com equipas habituadas ao topo do futebol continental, casos dos congoleses democráticos do TP Mazembe e os marroquinos do Wydad de Casablanca. O antigo craque egípcio Ahmed Hassan auxiliou no sorteio realizado pelo secretário-geral adjunto da CAF, Anthony Baffoe, na cerimónia que teve a presença de representantes das equipas qualificadas.
O Primeiro Vice-Presidente do CAF, Constant Omari, o Secretário-Geral da FIFA e Delegado Geral para a África, Fatma Samoura, e membros do Comité Organizador para as competições Interclubes e Licenciamento de Clubes da CAF, marcaram igualmente presença no sorteio.

SORTEIO

Grupo A - 1ª de Agosto (Angola), TP Mazembe (República Democrática do Congo), Zesco United (Zâmbia) e Zamalek (Egipto) /Generation Foot (Senegal); Grupo B - Etoile du Sahel (Tunísia), FC Platinum (Zimbabwe), Al Hilal (Sudão) e Al Ahly (Egipto); Grupo C - União Sportive Médina (Argélia), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Wydad Atlético Clube (Marrocos) e Petro de Luanda (Angola) e Grupo D - Raja Club Atlético (Marrocos), JS Kabylie (Argélia), AS Vita Clube (República Democrática do Congo) e Esperance de Tunis (Tunísia).