Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

"Nacionais" jovens agendados para Maio

Augusto Panzo - 23 de Março, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Os Campeonatos Nacionais de Sub-17 e de Sub-20 vão decorrer de 6 a 19 de Maio próximo, conforme remarcação feita pela Federação Angolana de Futebol (FAF) estampada no seu Comunicado Oficial nº 012/SG/19, datado de 21 do corrente, em posse do Jornal dos Desportos. 

Segundo o documento, a alteração é definitiva e visa ajustar as provas nacionais ao calendário harmonizado da Confederação Africana de Futebol (CAF), por forma a alinhá-las às dos demais países em África. 

O comunicado da FAF insta as equipas ao cumprimento rigoroso das idades, sendo que, são considerados jogadores do escalão Infantis, todos aqueles do sexo masculino que tenham no máximo 12 anos no ano civil em que termina a época e o mínimo de 11 anos, com autorização dos pais ou tutor reconhecida oficialmente pelo Notário anualmente.  

 No que toca ao escalão de Iniciados, este abrangem jogadores do sexo masculino que tenham no máximo 14 anos de idade no ano civil em que termina a época, e 13 anos de mínimo, nas mesmas circunstâncias que a categoria anterior ou acima referenciada.

Para participar no Campeonato Nacional de Juvenis, os jogadores devem ter no máximo 16 anos de idade no ano civil em termina a época e o mínimo 15, nas mesmas condições recomendadas para as categorias acima referidas.

De igual modo, só podem participar no Campeonato Nacional de Juniores aqueles indivíduos que tenham 20 anos de idade até ao mês de Maio, no ano civil em que termina a época e o mínimo de 17 anos, com autorização dos pais ou tutor reconhecida pelo Notário, mas aqui, justamente no ano em que faz 17 anos, e, ou mediante apresentação de um documento militar no ano em atinge os 18 anos de idade.

Dada a explanação a respeito dos Campeonatos Nacionais dos Escalões de Formação, a FAF convida as associações provinciais interessadas em albergarem as provas em Sub-17, a apresentarem as suas candidaturas, mas com o suporte dos Governos Provinciais até ao dia 10 de Abril próximo.

Quanto aos Sub-20, a direcção da FAF aprovou apenas a candidatura da APF do Huambo, a única que manifestou interesse em organizar a prova para a presente temporada até agora, mas não descura de possíveis outras candidaturas.O Clube Desportivo 1º de Agosto é o campeão em título nos escalões de Sub-17 e Sub-20, conquistados no ano passado.