Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Nacionais arrancam hoje

Augusto Panzo - 06 de Janeiro, 2018

Organizao est preocupada com os clubes que ainda no levantaram as fichas de inscrio para os atletas

Fotografia: Agostinho Narciso | EDIES NOVEMBRO

Os Campeonatos Nacionais em Masculinos, nas categorias de Sub/17 e Sub/20, arrancam hoje em Luanda, nos períodos da manhã e tarde com a disputa dos jogos referentes à primeira jornada, com a participação de quinze e vinte equipas, respectivamente.
No período da manhã, antes da cerimónia oficial de abertura, estão agendados todos jogos em juvenis, com destaque para as partidas entre as equipas do 1º de Agosto (campeão nacional em título) e do Tchipanda do Namibe.
Em juniores e no único jogo do dia o Real Sambila de Luanda (detentor do troféu) e o Recreativo de Cacuso de Malanje medem forças às 19h00, no Estádio dos Coqueiros, para a série A, comforme ditou o sorteio realizado ontem, no Complexo Turístico do Futungo de Belas.
Nos Sub-17, as equipas estão divididas em duas séries (A e B), sendo uma de sete formações e outras de oito, formadas por atletas cuja faixa etária se situa entre os 15 e os 16 anos. Os jogos serão disputados no período das 7H45 às 10H00.
A par dos conjuntos que abrem a prova, estão igualmente presentes as equipas do 1º de Agosto, Petro do Huambo, FC de Luanda, Progresso da Lunda Sul, Benfica de Luanda, Petro de Luanda, Académica do Lobito, AFA e Norberto de Castro do Huambo.
Na categoria de Sub/20 a maior fatia pertence à província de Luanda, que está presente com quatro formações, designadamente Real Sambila, na qualidade de campeão em título, 1º de Agosto, vice-campeão, AFA e Interclube. As equipas estão inseridas em quatro séries de cinco formações cada.
Para além dos conjuntos da capital, a competição conta igualmente com a participação das formações do Sporting do Bié, Sagrada Esperança, Desportivo do Cacuso, Desportivo da Huíla, Ferroviário da Huíla, Atlético do Namibe, FC Bravos do Maquis e AK (Augusto Kafalango) do Cunene.
Tomam ainda parte dessa prova as equipas da Académica do Lobito, Dom Bosco de Benguela, Domant FC do Bula Atumba, Vitória Atlético do Bié, Brilhantes do Simulambuco, Progresso da Lunda Sul, Recreativo da Caála e ASK - Dragão do Uíge.
Os conjuntos do AK do Cunene, ASK - Dragão do Uíge, Desportivo do Cacuso de Malange, Vitória do Bié, Brilhantes do Simulambuco e Atlético do Namibe são as estreantes nesta categoria.
De acordo com os regulamentos da prova, devem participar no referido campeonato os jogadores que tenham as idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos e durante os jogos poderá ser observado um interregno para refrescamento dos jogadores, caso as equipas de arbitragem assim o entendam.


Juniores
Equilíbrio domina
as quatro séries


A série C do Campeonato Nacional em Sub/20 é tida, sem menosprezo para as restantes, como a mais equilibrada, a julgar pelo o nível das equipas e os objectivos que perseguem.  Académica do Lobito, Interclube, Dom Bosco de Benguela, Domant FC e Academia de Futebol de Angola (AFA), são os concorrentes.
Na sequência de complexidade em termos de composição de grupos, a série A, que conta com os conjuntos do Real Sambila, Sporting do Bié, Sagrada Esperança, Desportivo da Huíla e Desportivo de Cacuso vem a seguir, apesar deste último ser o grande desconhecido.
Nas outras duas, estão integradas as formações do 1º de Agosto, Ferroviário da Huíla, Atlético do Namibe, FC Bravos do Maquis e AK do Cunene (B), e Vitória do Bié, Brilhantes de Simulambuco, Progresso da Lunda Sul, Recreativo da Caála e ASK - Dragão do Uíge (C).
De acordo a comissão organizadora passam para a fase seguinte as duas primeiras classificadas de cada grupo e jogam entre si no  em sistema cruzado, isto é, o primeiro da série A defronta o segundo da B e assim consecutivamente.
Na ocasião do sorteio foi apresentada uma preocupação administrativa pela FAF, referente ao atraso que se verifica em relação a alguns clubes que ainda não tinham feito o levantamento das fichas dos jogadores junto daquela instituição, uma vez que as provas têm início esta manhã.