Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Nacionais de juniores arrancam hoje na Hula

06 de Maio, 2019

Militares esto no Lubango com a misso de conquistar o campeonato de juvenis

Fotografia: Contreiras Pipas | Edies Novembro

A V edição do Campeonato Nacional de futebol na categoria de Sub-17 começa a ser disputada hoje, a partir das 15h00, no estádio 11 de Novembro, no Lubango, com dez formações confirmadas até ontem à noite, altura em que se realizou a reunião técnica e emparceiramento da competição. 
Clube Desportivo da Huíla (CDH), 1º de Agosto, Sport Lubango e Benfica, Electro do Lobito, JGM do Huambo, Ferroviário do Huambo, Clube Desportivo da Chibia, Futebol Clube Guelson de Luanda, Atlético do Namibe e AFA de Luanda são as equipas, até ontem confirmadas, que lutarão pelo título da época 2018/2019.
Manuel Maria, membro da Comissão Organizadora Local (COL), disse que tiveram muitas dificuldades ao longo da organização do evento, porque até sexta-feira, estavam na incerteza de quantas equipas iriam participar. Citou que a província da Huíla vai estar presente com as formações do Sport Lubango e Benfica e o Clube Desportivo da Huíla, campeão e vice-campeão provincial.
Manuel Maria explicou que o trabalho de base foi feito, mas não com o rigor exigido.
“Os agentes desportivos no caso, todos eles estão notificados. A governação da província está por dentro da realização do campeonato, que irá decorrer na nossa região. Ainda assim, temos vários empecilhos, ou seja, em termos de comunicação efectiva, não há informação de quantas equipas na realidade irão participar nesse campeonato. Os participantes não se manifestam. A federação também não nos informa nada e andamos aqui todos às escuras”, revelou.
Não obstante a isso, assegurou que a criação de condições técnicas foi feito para que a competição arranque esta tarde.
“As datas possivelmente poderão ou não vir a ser alteradas”, vaticinou.
Relativamente a competição propriamente dita, Manuel Maria não pode facultar mais dados, porque dependeria de acertos durante reunião técnica realizada ontem à noite, na sala de reuniões da Associação Provincial de Futebol da Huíla (APFH).
O local de alojamento das caravanas participantes, segundo Manuel Maria, dependerá da vontade dos clubes, porque têm a faculdade de escolher onde irão acomodar-se, em função da capacidade financeira de cada uma.
“As condições estão sendo criadas. As equipas têm a faculdade de escolher onde acharem melhor a sua acomodação”, frisou.
Informou que, no respeitante a recintos de jogos, a província está ligeiramente pobre por contar apenas com dois campos relvados, designadamente os estádios do Ferroviário da Huíla e o 11 de Novembro, o segundo propriedade do Sport Lubango e Benfica.
O membro da Associação Provincial de Futebol da Huíla disse, que as sessões de treinos das equipas serão feitos em campos pelados, o que entristece a organização.
“A preparação das equipas será em campos pelados, o que nos entristece, mas os principais palcos para disputa dos jogos oficiai serão os estádios do Ferroviário da Huíla e do Sport Lubango e Benfica que são de relva natural”, garantiu.
Manuel Maria assegurou que a arbitragem não constitui problema, porque a Huíla tem recursos humanos suficientes e capazes para suportar aprova.