Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

"Nacionais" marcados para ms de Dezembro

06 de Novembro, 2017

Juvenis e juniores competem no prximo ms nos campeonatos das categorias

Fotografia: Vigas da Purificao| Edies Novembro

Os Campeonatos Nacionais de Futebol nas categorias de Sub-17 e Sub-20 passam a ser disputados, a partir desta época, na primeira quinzena do mês de Dezembro de cada ano, contrariamente ao que acontecia nos últimos anos, que as provas eram realizadas em Janeiro do ano seguinte ao que correspondiam.
O esclarecimento está no Comunicado Oficial nº 046/SG/17, da Federação Angolana de Futebol (FAF), datado de 26 de Outubro, já em posse do Jornal dos Desportos.
Na aludida nota, a direcção da FAF esclarece que passou a informação a todos os clubes e à APF, a respeito da referida alteração.
"A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) tem vindo a informar a todos os clubes e as Associações Provinciais de Futebol (APF), que ao contrário das épocas anteriores, os campeonatos de formação ou melhor, as provas nacionais de Sub-17 e Sub-20 decorrerão na primeira quinzena do mês de Dezembro”, lê-se no comunicado.
Dada a referida alteração, a FAF alerta mais uma vez às APF, no sentido de informarem os clubes apurados ou indicados a participarem nas provas em alusão, cujos jogadores tenham sido nascidos em 2000 (Sub-17) e 1997 (Sub-20), para que façam as devidas confirmações.
“Desde já, alertamos mais uma vez às APF, para informar aos clubes apurados ou indicados para participarem nas referidas provas, devem confirmar junto do Conselho Técnico e Desportivo (CTD) da FAF, a listagem dos atletas e dos oficiais a participarem nelas, até ao próximo dia 20 de Novembro”, determina o documento.
Outrossim, a FAF recomenda aos clubes e jogadores que fizerem parte das referidas provas, que incorrem em penas previstas no regulamento de disciplina, caso não respeitem o constante nos artigos 97º e 100º do referido instrumento jurídico.
Ainda na senda das novidades, ao contrário do que é hábito nos últimos anos, em que várias províncias apresentam candidaturas para a organização das provas, este ano a situação parece alterada, porque à parte a Associação Provincial de Futebol de Luanda (APF), nenhuma outra similar ousou candidatar-se à empreitada.Por força disso, ficou determinado que a APF de Luanda organiza os Campeonatos Nacionais de Sub-17 e Sub-20 da presente edição, sem mais hipóteses à outras APF, conforme esclarecimento dado por Adão Simão, membro ligado a um dos órgãos da FAF.
Quanto às confirmações dos clubes, tudo continua em aberto, pois, só depois do próximo dia 20 do corrente, prazo determinado para o fim do processo de inscrições, será possível à FAF avançar o número exacto de participantes nos dois escalões.