Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Norberto de Castro e Sporting assinam protocolo

- 04 de Abril, 2017

Leões de Portugal alargam campo de captação de talentos a Angola

Fotografia: Nuno Flash |Edições Novembro

Escola Academia Sporting Norberto de Castro é a denominação do primeiro centro de formação de futebolistas do clube português, em Angola, a ser oficializado esta manhã, em Kapalanca, Viana. O surgimento da instituição desportiva resulta do protocolo de cooperação entre as duas instituições, a ser assinado hoje, entre os presidentes Norberto de Castro e Bruno de Carvalho. 

A academia do Sporting Clube de Portugal, em Angola, vai funcionar no Complexo Desportivo Norberto de Castro, em Luanda, e prevê formar mais de 200 jovens atletas, e alguns técnicos locais. Da parceria, entre o clube português e a agremiação angolana, vai nascer a Escola Academia Sporting Norberto de Castro, em termos de descoberta e formação de novos talentos no futebol.

\"Sabemos as qualidades e a potência do Sporting Clube de Portugal, em termos de formação de jovens atletas, e está aí a prova, de muitos e muitos atletas formados pelo Sporting. É um bem para nós, um bem para o próprio país\", asseverou o presidente Norberto de Castro, por altura da apresentação do projecto. 

O convénio a ser assinado, entre a escola pioneira em Angola para a formação de talentos, e o clube português, consta também o intercâmbio de jogadores e treinadores de ambos os clubes.

O complexo funciona com mais de 200 crianças,  prevê cadastrar mais 50, a nível do país, para fazer parte do ciclo de formação, de acordo com o presidente do clube angolano.

\"O Estado [angolano] devia comparticipar neste projecto, porque a par de formação desportiva, nós também nos preocupamos com a formação académica do jovem, que entra para o nosso complexo. Porque se a criança não tiver alguma formação, nada vai perceber do treino desportivo\", concluiu.

A Escola Norberto de Castro é um grande exemplo na formação de atletas. Geraldo e Paizo (1º de Agosto), Dasfaa, Kiloy e Baby (Interclube), Paulucho (ASA), Herinilson (Petro de Luanda), Edson Neves (Casa Pia B/Portugal) são alguns talentos nascidos na agremiação do Kapalanca.